(79) 99659-0055
Cotidiano
20/11/2017 11:00:00- Atualizado em 20/11/2017 11:07:31
Incra reconhece famílias quilombolas de comunidade em Sergipe

Por F5 News

O Dia da Consciência Negra, comemorado nesta segunda-feira (20) em todo o país, será de festa para 185 famílias da comunidade Mocambo, no município de Porto da Folha, no alto sertão de Sergipe. Uma portaria do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, publicada hoje no Diário Oficial da União, reconhece as famílias como pertencentes ao Território Quilombola Mocambo.

De acordo com a portaria, o reconhecimento permite que elas tenham acesso às políticas do Plano Nacional de Reforma Agrária (PNRA), que prevê “melhor distribuição de terra mediante modificações no regime de posse e uso, a fim de atender aos princípios de justiça social, desenvolvimento rural sustentável, aumento de produção e promoção social”.

O quilombo remonta ao século XVI, formado por negros oriundos de Pernambuco e Vale do Cotinguiba, remanescentes dos grupos Bantu e Sudanês devido ao porte físico. Mocambo foi a primeira comunidade quilombola de Sergipe reconhecida oficialmente pela Fundação Cultural Palmares (FCP).

Em novembro de 2009, a área onde vive a comunidade, às margens do rio São Francisco, foi decretada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva como de interesse público para a consolidação de um território quilombola.

Foto: reprodução facebook Comunidade Mocambo

Notícias em Sergipe
Outras notícias sobre Cotidiano
ColunistasVer todos
Mais Entretenimento
Notícias em Sergipe
Notícias em Sergipe
Notícias em Sergipe
Notícias em Sergipe
Notícias em Sergipe
F5 News - © 2016.
criação de site