(79) 99659-0055
Cotidiano
14/11/2017 17:30:00- Atualizado em 14/11/2017 17:44:56
Carroceiros protestam contra projetos na Câmara de Aracaju

Por F5 News

Um protesto reuniu dezenas de carroceiros em frente à Câmara Municipal de Aracaju nesta terça-feira (14). O motivo da manifestação são dois projetos apresentados pela vereadora Kitty Lima (Rede), um que proíbe o transporte de resíduos de construção civil por carroceiros e outro prevê o fim gradativo da circulação das carroças na zona urbana da capital sergipana.

O primeiro projeto é uma emenda à lei municipal 3.502/07 e já foi aprovado em redação final, aguardando sanção ou veto do prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B). Já o segundo estabelece a redução gradativa do número de veículos de tração animal. Segundo a vereadora, o projeto deve ser aplicado em seis anos, através de cadastramento, fiscalização e transposição dos carroceiros e seus familiares para outras atividades profissionais, viabilizadas por cursos profissionalizantes e novas chances de emprego.

“Não quero tirar o sustento de um pai de família, o projeto prevê essa mudança de forma gradativa e a carroça só será tirada do condutor quando ele e os familiares tiverem outra fonte de renda”, explicou Kitty Lima.

O aposentado José Augusto aluga carroças e cobra mais diálogo sobre o assunto. “A vereadora tem que ouvir os carroceiros. Concordamos que é preciso organizar os carroceiros, aqueles que fizerem infração que paguem, mas não pode acabar com nosso ganha-pão. Muitos aqui não sabem escrever nem ler e, se tirar a carroça, vão passar fome”, disse.

Cadastro

A vereadora disse ainda que existem maus tratos e não há fiscalização. Diz também que o último cadastro foi realizado em 2010. A parlamentar cobra da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) uma resposta sobre o cadastro e diz que, se não tiver, pretende levar a questão para o Ministério Público.

A SMTT informou que, em união com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), fez a compra do material necessário para o emplacamento das carroças e aguarda a sua chegada, que ainda não tem previsão.

Notícias em Sergipe
Outras notícias sobre Cotidiano
ColunistasVer todos
Mais Entretenimento
Notícias em Sergipe
Notícias em Sergipe
Notícias em Sergipe
Notícias em Sergipe
Notícias em Sergipe
F5 News - © 2016.
criação de site