(79) 99659-0055
Entretenimento
14/11/2017 07:44:00
Quinta Instrumental recebe Fabiano Zanin e seus violões

Nesta quinta-feira (16), o Centro Cultural de Aracaju recebe mais uma edição do ‘Quinta Instrumental’. O evento, promovido pela Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), traz nesta edição o artista Fabiano Zanin, referência nas artes do violão clássico e flamenco.

O evento acontece a partir das 19 horas, com entrada gratuita. O público do Quinta com certeza ficará impressionado com mais uma grande apresentação. Fabiano Zanin, na primeira parte do concerto, mostrará seu repertório com o violão clássico, interpretando canções de renome nos diversificados estilos a exemplo do renascentista, música erudita e popular. Já na segunda parte, ele apresenta ao público peças com o violão flamenco, que é uma categoria das cordas que remetem às culturas cigana e mourisca, com influência árabe e judaicas. 

De acordo com Fabiano, essa é uma oportunidade de mostrar um pouco mais desta arte flamenca. “É um estilo pouco visto aqui em Sergipe, então, além de mostrar peças com o violão tradicional, ainda levarei uma técnica diferente. Tenho certeza que todos gostarão”, observou.

Fabiano Zanin

Professor de violão na Universidade Federal de Sergipe (UFS), o paranaense Fabiano Zanin é Mestre em Musicologia pela Universidade de São Paulo (USP) . Os primeiros estudos na arte flamenca foram com o guitarrista cigano espanhol Yoshka Santa Ana, com quem atuou em diversas turnês e espetáculos.

Em 1998 trabalhou em Bogotá, na Colômbia, com renomados artistas flamencos, entre eles Dario Arboleda e Tito Montes. Em 1999 participou da estreia mundial da Ópera Sarapalha, sobre texto de Guimarães Rosa, do compositor mineiro radicado em Curitiba Hary Crowl. 

Em 2000, graduou-se em violão clássico na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, sob a orientação de Luiz Cláudio Ribas Ferreira. Participou de diversas oficinas e cursos de música, onde estudou com Victor Villadangos (Argentina), Jaime M. Zenamon (Brasil-Alemanha), Nicolas de Souza Barros (Rio de Janeiro), Fabio Zanon e Henrique Pinto (São Paulo). Em 2002 gravou, como primeiro guitarrista e arranjador, o CD de Música Flamenca Mistérios Del Flamenco, com a bailarina argentina "La Morita”. Atualmente é professor de violão na Universidade Federal de Sergipe.

 

Fonte: Agência Aracaju
 

Notícias em Sergipe
Outras notícias sobre Entretenimento
ColunistasVer todos
Mais Entretenimento
Notícias em Sergipe
Notícias em Sergipe
Notícias em Sergipe
Notícias em Sergipe
Notícias em Sergipe
F5 News - © 2016.
criação de site