(79) 99659-0055
Cotidiano
15/07/2017 09:00:00- Atualizado em 14/07/2017 17:52:00
Cidown: 20 anos de luta, amor e dedicação
Falta de informação cria barreiras para portadores da síndrome de Down

Por F5 News

Medo, dúvida, preconceito, palavras que fizeram ou fazem parte da vida de quem tem um filho com síndrome de Down e passa a enfrentar diariamente as dificuldades impostas por uma sociedade onde a falta de informação e conhecimento ainda são barreiras.

Buscar apoio pode ser o primeiro passo. E foi para ajudar nessa caminhada, onde tudo parece assustador e difícil, que surgiu a Associação Sergipana dos Cidadãos com Síndrome de Down (CIDOWN).

A instituição sem fins lucrativos comemora 20 anos no próximo dia 17 e tem como missão incluir o indivíduo com síndrome de Down (SD) na sociedade sergipana, comprometendo-se em ser o elo entre a família, seus direitos e a constante busca da cidadania plena.

A Cidown tem entre seus objetivos a disseminação de informações e a instrução das pessoas quanto aos direitos adquiridos legalmente, ampliar esses direitos, contribuindo, então, para a autonomia das pessoas com síndrome de Down.

Para a presidente da Associação, Dangely Lins, essa é uma data muito especial e poder comemorá-la é ter a certeza de que estão no caminho certo. “São 20 anos de atuação da associação, anos de muita luta e, acima de tudo, muitas conquistas. Esperamos continuar nossa atuação como vem acontecendo até hoje e que no futuro possamos colher os bons frutos plantados no presente e ampliar nossa luta e nossas conquistas", comenta.

Entenda a síndrome de Down

Síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, é uma alteração genética causada por uma falha na divisão celular durante a divisão embrionária. Uma célula humana considerada normal possui 46 cromossomos, divididos em 23 pares. As da síndrome, em vez de dois cromossomos no par 21, possuem três. Não se sabe por que isso acontece.

A síndrome é a ocorrência genética mais comum que existe, acontecendo em cerca de um a cada 700 nascimentos, independentemente de raça, país, religião ou condição econômica da família.

As crianças, os jovens e os adultos com síndrome de Down podem ter algumas características semelhantes e estar sujeitos a uma maior incidência de doenças, mas apresentam personalidades e características diferentes e únicas.

A síndrome de Down não é uma doença, mas uma condição da pessoa associada a algumas questões para as quais os pais devem estar atentos desde o nascimento da criança.

 

 

Notícias em Sergipe
Outras notícias sobre Cotidiano
Colunistas
Mais Entretenimento
Notícias em Sergipe
Notícias em Sergipe
Notícias em Sergipe
Notícias em Sergipe
Notícias em Sergipe
F5 News - © 2016.
criação de site