(79) 99659-0055
Política
18/06/2017 11:29:00- Atualizado em 17/06/2017 12:26:02
Câmara de Aracaju quer mudar regulamentação das verbas indenizatórias

Por F5 News

A Câmara Municipal de Aracaju deve votar esta semana um Projeto de Resolução que modifica a regulamentação da verba indenizatória a que cada vereador tem direito para custear as despesas das atividades parlamentares. A proposta, de iniciativa da própria Mesa Diretora, transfere a responsabilidade de parte dos serviços pagos com estes recursos para os vereadores.

Atualmente, os vereadores enviam notas fiscais referentes aos serviços prestados e elas são pagas com a autorização da Mesa Diretora.

Se a proposta em tramitação for aprovada, a Mesa Diretora fica responsável apenas pelos contratos de locação de veículos e combustível. Já os demais contratos, a exemplo dos de assessorias jurídica e de imprensa, passam a ser responsabilidade de cada vereador, devendo a CMA apenas fazer o repasse do valor.

A matéria já passou pelas duas primeiras votações e recebeu uma emenda do vereador Vinicius Porto (DEM) propondo que os vereadores recebam, no mês subsequente, o valor que não tiver sido utilizado no mês em que a verba foi repassada.

Por mês, cada vereador dispõe de R$ 15 mil para cobrir estas despesas. A Verba para Atividade do Exercício Parlamentar (Vaep) foi instituída em 2011.

No ano passado, a Polícia Civil descobriu um esquema de desvio das verbas indenizatórias que, segundo as investigações, causou um prejuízo superior aos R$ 5 milhões entre 2012 e 2015.

As investigações levaram o Ministério Público a denunciar 15 vereadores da legislatura passada, que atualmente, respondem a processo criminal. Desses, dez chegaram a ser afastados de seus mandatos e dois, presos provisoriamente. Apenas, um dos indiciados, o vereador Anderson de Tuca, conseguiu se reeleger para esta legislatura. 

 

Notícias em Sergipe
Outras notícias sobre Política
ColunistasVer todos
Mais Entretenimento
Notícias em Sergipe
Notícias em Sergipe
Notícias em Sergipe
Notícias em Sergipe
Notícias em Sergipe
F5 News - © 2016.
criação de site