(79) 99659-0055
Cotidiano
18/06/2017 09:24:00
Ginásio Poliesportivo de Itabaiana terá capacidade para 3.600 pessoas

As obras do maior espaço de lazer esportivo do interior sergipano ficam mais imponentes a cada dia. Por meio da secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra), em parceria com a Companhia Estadual de Obras Públicas (Cehop), o governo de Sergipe está finalizando a cobertura do ginásio poliesportivo de Itabaiana, a 58 km de Aracaju.

Com investimentos na ordem de R$ 13.599.402,40, provenientes do Programa Sergipe Cidades, que é resultado da parceria entre o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o governo do Estado, a obra é um dos maiores investimentos do executivo estadual nos âmbitos social e esportivo não apenas para Itabaiana, mas, sobretudo aos 13 municípios que integram o Território do Agreste Sergipano, uma vez que com capacidade para 3.600 lugares, o ginásio além de se tornar o mais moderno será o segundo maior do estado e sediará eventos intermunicipais.

O andamento da obra

Segundo o secretário estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa, os serviços retomaram o cronograma. “Apesar do ritmo de trabalho ter diminuído durante 20 dias por conta das últimas chuvas, o que deixou o solo com dificuldade de absorção da água, impomos celeridade aos serviços, de modo que parte dos 72 profissionais se reveza na finalização da moderna cobertura, no cercamento que corresponde à construção dos muros e implantação de grades”, explica. 

Ele destaca outras atividades que também seguem aceleradas. “Retomamos a execução da pavimentação externa, já fizemos boa parte do revestimento interno, bem como iniciamos os serviços da rede de drenagem. Uma vez concluídas estas etapas, os serviços posteriores serão realizados com maior agilidade, de modo que atualmente a obra já atinge 65% de execução”, revela.

O ginásio

Construído em um terreno de um antigo campo esportivo entre as ruas Coronel José Ribeiro, Coronel Sebrão e Leandro Maciel, o ginásio terá 5.558,67 m² de área construída em um espaço de 21.973,15 m². Sua estrutura foi erguida com 16 pilares em vários níveis, cada um com 12 metros de altura, arquibancadas em 11 níveis com guarda-corpo de proteção e guarda-corpo metálico, piso de alta resistência, de concreto desempolado e polido, banheiros e vestiários, bem como modernos sistemas de água, esgoto, drenagem, sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) e de incêndio. Para o abastecimento de água, foi construído um reservatório elevado com capacidade para 12 mil litros e outro subterrâneo que comportará 16 mil litros.   

A cobertura será em telha de alumínio ondulado e a iluminação composta por luminárias industriais em vidro e alojamento redondo. Traves de futebol de salão, vôlei ball e estruturas de basquete com as respectivas redes serão instaladas, bem como feita a demarcação com dimensões oficiais no piso e rede de proteção nas laterais.

A pavimentação da área é de 9.267 m² de bloco intertravado, e o estacionamento terá capacidade para 220 veículos (automóveis e motocicletas), além de bicicletários. A iluminação possuirá 16 postes de concreto com luminárias de quatro pétalas no entorno do ginásio. O público e os veículos terão acesso por uma entrada principal ao lado das bilheterias, no entanto, o espaço terá outras duas entradas para fins específicos, a exemplo de ambulâncias, tribuna de honra, profissionais de imprensa entre outros. A norma padrão de acessibilidade foi assegurada com a construção de 16 rampas estrategicamente posicionadas em diversos pontos, aplicação de piso táctil e construção de sanitários exclusivos. No projeto paisagístico serão plantadas 1.410 unidades de mudas de várias espécies e aplicados 3.337 m² de placas de grama verde-esmeralda. 

Incentivo

Praticante de esportes, entre eles o futsal, José Carlos Bispo Júnior, avalia a construção como positiva. “A cidade necessitava de um espaço assim, pois só dispõe de quadras nas escolas e algumas outras menores em praças. Um ginásio desse porte, coberto e com capacidade para muita gente é um grande incentivo às práticas esportivas”, declara o estudante de 18 anos.  

Valmor Barbosa reitera que a obra é um dos grandes presentes do governo do Estado ao município. “Itabaiana é uma cidade em constante progresso e, portanto, necessita de intervenções que acompanhem o ritmo do seu desenvolvimento. O ginásio não apenas servirá para a prática de várias modalidades esportivas, mas também poderá sediar alguns eventos de grande porte que acontecem regularmente na cidade. Além dele, o governador Jackson Barreto tem investido em ações nos mais diversos segmentos, a exemplo da moderna reforma no Colégio Estadual Murilo Braga, da construção da Rodovia Itabaiana/Itaporanga, sem contar que nas próximas semanas anunciará oficialmente a ordem de serviço para a construção de uma unidade do Ceasa, que por sua vez será o mais moderno do estado”, revela.

 

Fonte: Agência Sergipe

Notícias em Sergipe
Outras notícias sobre Cotidiano
ColunistasVer todos
Mais Entretenimento
Notícias em Sergipe
Notícias em Sergipe
Notícias em Sergipe
Notícias em Sergipe
Notícias em Sergipe
F5 News - © 2016.
criação de site