Saumíneo Nascimento
23/10/2017 22:45:00
China Construction Bank (Brasil) Banco Múltiplo S/A

Dando continuidade ao repasse da funcionalidade de alguns bancos que atuam no Brasil e possuem presença internacional, irei apresentar algumas informações relevantes do China Construction Bank (Brasil) Banco Múltiplo S/A, conforme dados disponibilizados pela instituição em seu próprio site.

De acordo com o descrito pelo conglomerado do grupo financeiro, o China Construction Bank (Brasil) Banco Múltiplo S/A (CCB Brasil)  foi formado a partir da aquisição do BICBANCO, firmado em 29 de agosto de 2014.  Relembrando, o BICBANCO foi fundado em 1938, ficou marcado como um dos principais bancos médios do Brasil e seu foco era atender às necessidades de crédito das empresas brasileiras no segmento de Middle Market. Dessa forma, com a referida aquisição, o CCD Brasil passou a ter a maior operação de um banco chinês no país.

Informações do último relatório de Administração apontam que o Grupo China Construction Bank Corporation (CCB) se posiciona como o segundo maior banco comercial da China, com mais de 60 anos de histórico operacional. As ações do CCB são negociadas na Bolsa de Valores de Hong Kong e na Bolsa de Xangai.

A estrutura de atuação do CCB Brasil conta com 37 pontos de atendimento e suas operações se concentram principalmente em empréstimos para capital de giro, fianças, crédito e serviços para trade finance, derivativos e produtos de investimento em renda fixa. A clientela deste banco é composta de empresas nacionais e internacionais dos segmentos Middle Market e corporativo.

Como um banco de atuação internacional, suas operações de câmbio e comércio exterior se destacam. No crédito de financiamento à exportação, a atuação do CCB Brasil envolve o Adiantamento sobre Contrato de Câmbio (ACC), Adiantamento sobre Cambiais Entregues (ACE),  Trava de Exportação, Pré-Pagamento de Exportação. No Crédito e Financiamento à Importação, o banco CCB Brasil opera com o programa FINIMP, muito conhecido no mercado financeiro por ser uma modalidade de financiamento concedido ao importador brasileiro para a compra de mercadorias e serviços, com pagamento feito diretamente ao exportador no exterior e prazos flexíveis. O Banco CCB Brasil também oferece estruturação de garantias internacionais, carta de crédito de importação e trava de importação.

O conglomerado do CCB Brasil, que possui aproximadamente 800 funcionários brasileiros, é composto da CCB Brasil Financeira (especializada em financiamento de veículos e crédito consignado para pessoas físicas no mercado de varejo), a CCB Brasil Leasing (que realiza as operações de arrendamento mercantil), a CCB Brasil DTVM – Distribuídora de Titulos e Valores Mobiliários, CCB Brasil Informática S/A e a CCB Brasil Administradora Cartões Ltda. Do ponto de vista da atuação internacional, o CCB Brasil controla uma agência em Grand Cayman que permite um amplo atendimento das necessidades dos clientes no exterior.

O CCB Brasil só não apresenta até o momento, agências na Região Norte, possuindo uma maior presença na Região Sudeste. A visão da instituição é a de que a atuação do CCB no Brasil ampliará as relações comerciais do Brasil com a China.

Mais do Colunista Saumíneo Nascimento:
Colunista Saumíneo Nascimento
Saumíneo Nascimento
Saumíneo Nascimento é Economista, Mestre e Doutor em Geografia, tem Pós-Doutorado em Ciência da Propriedade Intelectual pela UFS, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, da Associação Brasileira de Relações Internacionais e da Academia Nacional de Economia.

 

O conteúdo desta publicação é de responsabilidade do colunista.

Notícias em Sergipe
Notícias em Sergipe
Notícias em Sergipe
Notícias em Sergipe
Notícias em Sergipe
F5 News - © 2016.
criação de site