Altamirando Sá
16/10/2017 10:13:00
Telefone sem fio e o ruído na comunicação

Quem nunca brincou de telefone sem fio? Uma brincadeira inocente, mas que tanto reflete a realidade de muitas organizações. É um tal de ouvi falar e me disseram. Duas frases constantemente utilizadas pelas pessoas, mas que na verdade deveriam ser abolidas do vocabulário dos profissionais sérios.

Comunicar-se pode ser definido como o ato de se fazer compreender, podendo a comunicação ser verbal ou escrita, mas nem sempre o ato de se comunicar é pleno e pode nos levar a interpretações diversas.

O problema de comunicação das empresas leva a falhas grotescas que podem repercutir em grandes prejuízos, seja com perda de oportunidades ou até dinheiro. Quando estamos diante de pessoas e processos é importante que as informações sejam bem alinhadas entre os envolvidos, pois há um grande risco de distorção e possibilidade de fracasso nos objetivos pretendidos.

Podemos dizer que um grande número de organizações possui falhas na comunicação, que por muitas vezes estão ligadas a falta de sensibilidade das lideranças, que não buscam compreender as limitações dos seus liderados e por muitas vezes ignora a falta de compressão sobre as informações, fazendo com que os colaboradores permaneçam errando e disseminando um modelo que foi mal compreendido, impactando diretamente nos resultados da organização.

Adotar a cultura do feedback (informação que o emissor obtém da reação do receptor à sua mensagem, e que serve para avaliar os resultados da transmissão.) é uma excelente maneira de minimizar os riscos por falhas na comunicação, pois permite que os colaboradores sejam ouvidos e que todas as possíveis dúvidas sejam sanadas, possibilitando que os processos sejam corrigidos em tempo real e que sejam identificadas falhas de comunicação, seja da parte de quem se expressa ou de quem recebe a informação.

Portanto não basta falar, tem que se fazer compreender e levar as informações com o máximo de clareza possível.

 

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Altamirando Sá
Altamirando Sá é graduado em Serviço Social pela Universidade Tiradentes e Especialista em Gestão de Hotelaria Hospitalar pelo Albert Einstein-SP.

Com vasta experiência em gestão, já atuou em hospitais de grande porte nos estados de Alagoas e Sergipe. Presta serviço de consultoria em hotelaria hospitalar e gestão de serviços atuando desde a implantação ao gerenciamento dos serviços.

É colunista do site F5 News, onde escreve sobre HOTELARIA HOSPITALAR e GESTÃO.

 

O conteúdo desta publicação é de responsabilidade do colunista.

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