Rodrigo Rocha
02/10/2017 07:00:00
A Importância do Planejamento para a Construção dos Resultados Desejados

A construção de um bom planejamento pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma empresa. Sem saber para onde está indo e como chegará em tal destino, cai-se em uma zona onde não existe a possibilidade de se avaliar, com segurança, se o caminho percorrido está levando aos resultados desejados.

 

Planejar é um importante instrumento para se antecipar aos possíveis problemas na execução das ações estratégicas e já ter possíveis soluções para os desafios que podem aparecer. Porém para o planejamento ser realmente útil ele precisa ser feito levando-se em consideração as reais possibilidades, sendo muito comum encontrar planejamentos desconectados da realidade e que acabam sendo engavetados e não servindo para cumprir o objetivo para o qual foi elaborado: auxiliar na gestão dos recursos limitados, para construção de um determinado futuro desejado.

 

Um importante passo para elaborar um planejamento realista é construir um cenário com as premissas para que os resultados ocorram conforme planejado, sendo comum também a criação de cenários alternativos (geralmente um otimista e um pessimista), explorando outras possibilidades de futuro.

 

Com essa visão ampliada torna-se mais completa a análise dos possíveis desafios a serem superados na busca pelos resultados desejados. Diante do conhecimento dessas possibilidades, o planejamento precisa ter um desenho muito claro das forças e fraquezas (ambiente interno) e das oportunidades e ameaças (ambiente externo). No ambiente interno é possível ter controle, pois são variáveis que se podem tomar decisões para corrigir diretamente os desvios, bem como fortalecer os pontos positivos.

 

Porém o ambiente externo demanda estratégias mais estruturadas para proteção contra as ameaças, bem como para aproveitar as possíveis oportunidades. As empresas precisam estar atentas para detectar, ainda durante a fase de planejamento, possibilidades de mudanças significativas no cenário (positivas ou negativas) e já possuir, de forma antecipada, caminhos alternativos que podem ser trilhados.

 

Uma vez o planejamento elaborado, inicia-se a execução, que precisa ser bem coordenada para evitar que as rotinas acabem tirando a atenção das ações planejadas. Para reduzir esse risco é de fundamental importância que o responsável pela execução tenha as condições necessárias para manter todos engajados e com o ritmo necessário.

 

Por melhor que tenha sido o planejamento e seja a execução, é imprescindível o acompanhamento contínuo dos ciclos dos resultados das ações, para se fazerem os aperfeiçoamentos necessários, que garantirão o alcance dos resultados desejados.

 

Esse conteúdo nada mais é do que uma visão bem resumida do ciclo do PDCA (Planejar/Desenvolver/Checar/Agir), sendo fundamental que ele ocorra de forma contínua, incorporando os aprendizados aos ciclos seguintes e fazendo, assim, com que o futuro construído seja cada vez mais próximo do desejado.

Mais do Colunista Rodrigo Rocha:
Colunista Rodrigo Rocha
Rodrigo Rocha
Doutorando em Ciência da Propriedade Intelectual, possui Graduação em Ciências Econômicas (2005) e Mestrado em Economia (2008) pelo Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Gestão de Empreendimentos Locais pela Universidade Federal de Sergipe. Atualmente é Superintendente do Instituto Euvaldo Lodi - Núcleo Regional de Sergipe (IEL/SE), Coordenador do Núcleo de Informações Econômicas e Supervisor do Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES). Lecionou diversas disciplinas em cursos de níveis tecnológico, graduação e MBA. Tem formação em Coaching e Mentoring, experiência em Pesquisas Econômicas diversas e realiza palestras nas áreas de Desenvolvimento Econômico, Gestão de Empreendimentos Locais, Gestão da Inovação e Gestão de Carreiras.

 

O conteúdo desta publicação é de responsabilidade do colunista.

Notícias em Sergipe
Notícias em Sergipe
Notícias em Sergipe
Notícias em Sergipe
Notícias em Sergipe
F5 News - © 2016.
criação de site