Rodrigo Rocha
28/08/2017 07:00:00
Gestão Empresarial da Inovação

A inovação é um tema de grande destaque em todos os meios, sendo aceito, por todos, o seu relevante papel para o ganho da competitividade necessária à sobrevivência empresarial. Porem existe uma grande dificuldade, por parte de muitos empresários, para se conseguir enxergar as  reais possibilidades de inovação, geralmente pela falta de tempo do gestor da empresa, que fica preso nas rotinas diárias e sem tempo para analisar de forma estratégica o negócio.

 

 Além disso, o tema enfrenta resistência entre muitos empresários, pois, uma parte deles, não está preparada para a criação de um ambiente mais propício à inovação. Para se conseguir tal ambiente não se faz necessária a realização de grandes volumes de investimentos. O principal ponto para se avançar, nesta área, é simplesmente melhorar as possibilidades de comunicação entre os gestores, os colaboradores e os clientes.

 

A busca por melhores resultados, não necessariamente precisa ser através de inovações radicais, podendo ser, na maioria dos casos, simplesmente através da adoção de práticas que aprimoram de forma incremental alguma parte do negócio.

 

Muitas ideias, que poderiam gerar grandes resultados, morrem simplesmente pela falta de um canal onde se possam apontar possibilidades de melhorias nos processos, nos produtos/serviços, no marketing ou no modelo organizacional. Uma gestão mais estratégica permitirá que as dificuldades das empresas se transformem em oportunidades de geração de boas ideias, por parte dos colaboradores e dos clientes.

 

Diante disto as empresas precisam aproveitar melhor o potencial dos seus quadros profissionais e clientes. No lado interno precisa-se estimular que os colaboradores estejam preocupados não apenas em executar as tarefas que lhes são atribuídas, mas que também busquem entender e encontrar formas de se alcançar melhores resultados. No lado externo é necessário ouvir e entender os clientes e parceiros, em especial aqueles que possuem uma relação mais próxima. Mas para que isso ocorra efetivamente, a empresa precisa abrir este caminho e ir além, encontrando formas de estimular tais possibilidades.

 

Apesar de muitos empresários acharem complexo e que não é para qualquer negócio, este olhar mais estratégico é possível de ser implementado em qualquer tipo e porte de empresa. Pode ser através de reuniões periódicas (com funcionários, clientes e parceiros), caixas de sugestões, sistemas internos e externos (e-mail, site, intranet, etc.), sempre focando em entender os problemas e buscar soluções que diminuam os custos, aumentem a produtividade ou as vendas, tomando como horizonte de tempo, não apenas o curto prazo, mas o médio e o longo também.

 

Mesmo que seja apenas com ações pontuais, o importante é que as empresas sempre coloquem, entre suas prioridades, a busca por essas inovações incrementais, que são de extrema relevância para a sobrevivência do negócio, de forma crescente e sustentável, ao longo do tempo.

 

Mais do Colunista Rodrigo Rocha:
Colunista Rodrigo Rocha
Rodrigo Rocha
Doutorando em Ciência da Propriedade Intelectual, possui Graduação em Ciências Econômicas (2005) e Mestrado em Economia (2008) pelo Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Gestão de Empreendimentos Locais pela Universidade Federal de Sergipe. Atualmente é Superintendente do Instituto Euvaldo Lodi - Núcleo Regional de Sergipe (IEL/SE), Coordenador do Núcleo de Informações Econômicas e Supervisor do Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES). Lecionou diversas disciplinas em cursos de níveis tecnológico, graduação e MBA. Tem formação em Coaching e Mentoring, experiência em Pesquisas Econômicas diversas e realiza palestras nas áreas de Desenvolvimento Econômico, Gestão de Empreendimentos Locais, Gestão da Inovação e Gestão de Carreiras.

 

O conteúdo desta publicação é de responsabilidade do colunista.

Notícias em Sergipe
Notícias em Sergipe
Notícias em Sergipe
Notícias em Sergipe
Notícias em Sergipe
F5 News - © 2016.
criação de site