Penúltimo dia do Curta-SE trabalha curtas voltados à acessibilidade | F5 News - Sergipe Atualizado

Penúltimo dia do Curta-SE trabalha curtas voltados à acessibilidade
Objetivo é abrir as portas do festival para pessoas com deficiência visual e auditiva
Entretenimento 27/07/2018 10h30 - Atualizado em 27/07/2018 10h34


O penúltimo dia da programação da 18ª edição do Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE) começou de forma inclusiva, com a Mostra Informativa de Curtas Acessibilidade, que contou com a presença do vereador de Aracaju, Lucas Aribé. Nesta quinta-feira (26), também foram exibidas nove produções na 2ª Mostra Competitiva de Curtas Iberoamericanos e o filme ‘Alguma coisa assim’, na Mostra MIX SE.

O objetivo da Mostra Acessibilidade é abrir as portas do festival para pessoas com deficiência visual e auditiva terem acesso ao mundo da sétima arte por meio da audiodescrição. No evento foram exibidos, ‘O Botãozinho Vermelho’, dirigido por Erickson Marinho; ‘O Sumiço da Coroa’, de Chico Faganello e Marco Martins; ‘No Seu Lugar’, de Mariana Polo Garotti, além dos episódios Comida Boa é Comida Saudável e Tramóia Baiacool da animação As Aventuras de Marigota, de Daniel Barosa e Nikolas Maciel.

O vereador Lucas Aribé explicou a importância da Mostra e contou a emoção de participar. “A minha parceria com o Curta-SE vem desde 2013. Já são seis anos de caminhada e luta pela inclusão. Fico muito feliz por ter em Aracaju a oportunidade de uma sessão como essa, aberta e gratuita. Um filme é sempre gratificante, nos emociona, assim como emociona as pessoas que enxergam. Nós participamos como se fizéssemos parte do filme”, explicou Lucas.

Luzilene Vieira, advogada, mesmo sem deficiência visual ou auditiva, resolveu experimentar pela primeira vez uma sessão de cinema acessível. “Decidi vir para conhecer e achei muito bacana. No início da sessão, eu senti um pouco de desconforto por ouvir a narração das cenas. Logo em seguida, eu decidi fechar os olhos para sentir melhor a experiência e me colocar no lugar do outro. Só assim percebi o quanto a audiodescrição é importante, que dá até mais espaço a imaginação”, ressaltou a expectadora.

Às 16h, o público conferiu e participou votando, com notas de 1 a 5, nos curtas iberoamericanos: Metamorfose, dirigido por Jane Carmen Oliveira da Silva (Pedro Leopoldo/BR); Mulheres de Fogo, de Vinicius Meireles, (Recife/BR); Negra Soy, de Laura Bermúdez (Madrid/ES); O Malabarista, dirigido por Iuri Moreno (Goiânia/BR); Silêncio, de Bianca Rêgo (Mogi das Cruzes/BR); Solito, de Eduardo Reis (POA/BR); Telentrega, de Fernando Pazin (Minas Gerais/BR); Vaca Parida, de Diogo Cronemberger (São Paulo/BR) e Vidas Cinzas, de Leonardo Martinelli (Rio de Janeiro/BR).

Já às 19h, o público assistiu ao drama Alguma coisa assim, de Esmir Filho, encerrando as exibições da Mostra Informativa de Longas e do Festival. Ele conta a história de dois jovens vivendo uma relação que vai além de qualquer definição e propõe uma reflexão sobre sexualidade, rótulos e como o tempo constrói e transforma os relacionamentos.

O cinéfilo Thiago França ressaltou o papel do Curta-SE ao exibir outros tipos de filmes. “É excelente poder assistir filmes que normalmente não estão nas grandes telas e de forma gratuita. Os filmes foram muito bons”, disse.

Para Rosângela Rocha, diretora-executiva do Festival, o sentimento na última noite de exibições é de dever cumprido. “Foram dias corridos, mas que valem a pena para difundir o audiovisual no estado. Estamos satisfeitos, colocamos o nosso objetivo em prática e oferecemos filmes de qualidade ao público aracajuano”, afirmou.

Os resultados das votações das mostras competitivas do Festival, que conta com o patrocínio bronze da Seguros Unimed, serão divulgados nesta sexta-feira, 27, às 19h30, na Cerimônia de Premiação do Curta-SE 18, no Cinema Vitória, para entrega das premiações e do troféu Ver ou Não Ver. O Curta-SE Afrodite ainda promoverá exibições audiovisuais em dezembro deste ano, realizando duas mostras informativas no município de São Cristóvão (SE).

Apoio

Através da Lei de incentivo à Cultura, o Festival tem patrocínio bronze da Seguros Unimed; apoio cultural do Sebrae, Cinema Vitória, Inova Produções, Tag.i, TV e FM Sergipe, G1 Sergipe, Secult-SE, Prefeitura de Aracaju e da Casa Curta-SE. A realização é da AVBR Produções e da Secretaria do Audiovisual/Ministério da Cultura.

Por Assessoria de Imprensa.

Mais Notícias de Entretenimento
Reprodução
16/04/2024  16h09 BBB 24: Davi diz querer filho homem, para “ensinar guri a ser macho”
Davi Brito foi novamente acusado de machismo nas redes sociais após o comentário
Reprodução Metrópoles
16/04/2024  14h58 O que há por trás da briga de Fê Paes Leme e Bruno Gagliasso
A coluna descobriu, com exclusividade, os bastidores do desentendimento entre o marido de Giovanna Ewbank e a atriz
Divulgação
15/04/2024  19h08 Estande de Sergipe na WTM Latin America 2024 destaca sergipanidade
Visitantes têm a experiência de imersão pelas belezas naturais, cultura e gastronomia
Divulgação
15/04/2024  12h30 Academia da Berlinda celebra duas décadas com turnê e lançamentos
Grupo pernambucano também promete lançamento de dois novos álbuns
Divulgação
13/04/2024  09h56 Obra escrita por Antônio Camilo retrata trajetória do cronista esportivo Magá
Ele é considerado o maior nome da crônica esportiva de Sergipe

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado