Cultura
Barco de fogo deve animar noites dos forrozeiros em Estância (SE)
Nos dias 11 e 24 de junho acontecem os principais eventos na cidade do sul do Estado
Entretenimento| Por Saullo Hipolito* 30/05/2019 08:23 - Atualizado em 30/05/2019 16:03

O tradicional Barco de Fogo de Estância é um bem histórico e cultural feito artesanalmente, de cunho tradicional, e ligado ao ciclo junino. Produzido exclusivamente em Estância o bem cultural, em sua origem, data do inicio do século XX, criado por Chico Surdo. Em 2019, as corridas acontecem de 31 de maio à 30 de junho, com dois barcos diariamente.

No dia 11 de junho o evento tem uma programação especial, com 11 barcos que são preparados exclusivamente para esse momento, em que é comemorado o Dia do Barco. Todas as corridas acontecem na praça principal do município.

A transmissão do saber e fazer o barco de fogo é tradicional em Estância: os pais vão passando conhecimento da produção de fogos para os filhos, parentes, os ajudantes, como também aqueles que estejam no meio e se interessem pela produção do bem cultural.

O tradicional concurso acontece no dia 24 de junho, com aproximadameste 14 participantes. O evento acontece no forródromo local. "Essa tradição acaba retratando uma particularidade da cidade e a identidade do povo estanciano", diz o jornalista Pisca Jr.

O Poder Público estadual reconheceu o Barco de Fogo como patrimônio cultural do povo sergipano, através da Lei 7.690. Onze de junho foi estabelecido como o Dia do Barco de Fogo, data de nascimento de seu criador, Chico Surdo, e faz parte do calendário cultural do município de Estância.

Confira a programação completa da festa aqui.

Busca-Pé

A maior tradição de Estância na área de fogos é o Busca-Pé, onde o barco de fogo está ligado diretamente. Não tem barco de fogo sem Busca-Pé. Para a produção desse bem histórico e cultural, ocorrem vários processos que vão da aquisição da taboca, corte do bambu, exposição deste ao sol, entre tantos procedimentos que envolvem a parte estética ao formato do bem cultural, que em sua essência é um Barco, porém podendo representar um avião, um ônibus, por exemplo.

Com informações do pesquisador Marcos Carvalho Lima.

* Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Araujo.

Mais Notícias de Entretenimento
23/07/2019 11:42 Cover de Raul Seixas, Ayrton Ramos, comanda o Rock in RioMar
A apresentação gratuita acontece nesta quarta-feira
22/07/2019 20:00 Rapper Mv Bill faz show no Suburbia, em Aracaju
Evento acontece no dia 23 de agosto e a casa abre a partir das 21h
22/07/2019 19:56 Exposição "Terra do Divino" marca retorno do Culturart no Palácio
Mostra permanece no Museu Olímpio Campos até o dia 9 de agosto
22/07/2019 10:53 Desafio de Kart dos produtores de eventos acontece no dia 7 de agosto
17/07/2019 15:45 Festival de cultura Geek acontece em Aracaju dia 24 de julho
Noite contará com palestras, competições, premiações e ofertas de produtos