Aracaju recebe exposição sobre cervejas especiais
Brasil é considerado o terceiro maior produtor mundial da bebida
Entretenimento 09/08/2018 14:16

Uma das principais paixões do brasileiro, a cerveja tem um papel importante também na economia brasileira. Isso porque o Brasil é considerado o terceiro maior produtor mundial da bebida, de acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

As fábricas brasileiras produzem cerca de 14 bilhões de litros ao ano e a receita corresponde a 1,6% do Produto Interno Bruto (PIB). De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no ano de 2017, houve um crescimento de cervejarias registradas no país de 37,7%, representando um total de 679 empresas cadastradas no órgão.

Este cenário é impulsionado pela ascensão das cervejarias com produção de média e pequena escala que se dedicam a fabricar cervejas diferenciadas.

Produção artesanal

Priorizando a qualidade, a variedade de sabores, de tipos de cerveja e de misturas, a chamada “cerveja especial” ganhou força no país nos últimos anos e o surgimento das famosas cervejarias artesanais despertou no brasileiro este novo hábito de consumo, voltado ao produto fabricado de forma independente e com ingredientes diferenciados.

Se antes ele consumia e elegia a tradicional cerveja Pilsen como favorita, hoje o consumidor passa a ter novas preferências, a partir de um paladar cada dia mais exigente e disposto a provar outros tipos da bebida. Não por acaso, o Brasil tem visto aumentar o consumo de cervejas como Lager, Ale, IPA e Weiss, que variam no que diz respeito à fermentação e aos ingredientes utilizados.

Nos últimos anos, as mudanças no perfil do consumidor cervejeiro foram tantas que atingiram até mesmo o mercado profissional, com o surgimento e fortalecimento da profissão de sommelier de cerveja. Isso mostra que o brasileiro não quer mais apenas “tomar uma” cerveja, mas sim degustá-la de forma harmônica com diferentes pratos e em diferentes ocasiões.

“A cerveja artesanal está caindo no gosto do brasileiro e já tem se tornado um elemento gastronômico. Não é mais uma bebida que você consome apenas em quantidade, como estávamos habituados. Ela tem mais sabores, variedades e possibilidades de combinação, até mesmo em degustação com outros alimentos, como sobremesas, churrascos e, por que não (?), num café da manhã. A cerveja especial está crescendo e começa a ganhar um status que o vinho já tem”, explica o publicitário e fundador do blog Cerva Nossa de Cada Dia, Thiago Melo.

Clube Cervejeiro no RioMar

Pensando neste novo público cervejeiro, o RioMar Shopping celebra o Dia dos Pais proporcionando aos clientes uma imersão ao mundo das cervejas especiais. A partir desta sexta-feira (3), você vai poder conhecer a história e a evolução do produto durante os últimos anos, além de participar de degustações e harmonizações.

O evento reunirá expositores, peças de colecionadores e apreciadores da bebida, garimpadas em várias partes do mundo, além de informações sobre as principais escolas cervejeiras do mundo: alemã, belga, britânica e americana. O evento acontece na Praça de Eventos Mar e o acesso será gratuito.

Além de viver essa experiência, o público vai pode levar para casa uma caneca especial do Clube Cervejeiro. Para garantir esse presente exclusivo, basta juntar notas fiscais no valor de R$ 300 em compras realizadas no RioMar Shopping Aracaju e apresentá-las no posto de trocas instalado no segundo piso, próximo ao Havanna. A campanha acontece até o dia 12 de agosto (ou enquanto durar o estoque de brindes) e são válidas para a troca, notas emitidas de 1º a 12 de agosto.

E para conscientizar a população sobre os riscos de beber e dirigir, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE) também estará na Praça de Eventos Mar, promovendo ações educativas a respeito das consequências da mistura entre álcool e direção, como por exemplo, realizando o teste simbólico do bafômetro. Lembre-se: beba sempre com moderação e, se beber, não dirija!

 

Programação da exposição “O mundo das cervejas especiais”

 

Terças - Degustação l Das 17 às 19h

14 de agosto – Escola de cerveja Alemã;

21 de agosto – Escola de cerveja Americana;

28 de agosto – Escola de cerveja Belga.

Responsáveis. Mestre Cervejeiro, Uçá, Sr. Brejeiro, Calango Beer, Caçuá

* Distribuição de pulseira na portaria do evento

 

Quartas – Shows Praças de Alimentação l 19h

08 de agosto.  Golden Boys l Praça de Alimentação Rio

22 de agosto.  Nasi (Ira!) l Praça de Alimentação Mar

 

Quintas – Harmonização e Sarau l Das 19 às 20h

09 de agosto. Charcutaria

16 de agosto. Queijos

23 de agosto. Doces

30 de agosto. Linguiças Artesanais

Responsáveis. Mestre Cervejeiro, Uçá, Sr. Brejeiro, Calango Beer, Caçuá)

As harmonizações serão comandadas por Eder Meneses – Gastrólogo e somelier de cervejas

* Distribuição de pulseira na portaria do evento

 

Sextas – Degustação especial Baden Baden l Das 19 às 21h

Responsável.  Cervejas Eisenbahn

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Mais Notícias de Entretenimento
14/08/2018 09:41 Sarau multicultural recebe Eliakin Rufino em Aracaju
13/08/2018 16:39 Diversidade será tema de diálogo no projeto Ocupe a Praça
13/08/2018 16:38 Os Tabaréus sobem ao palco do Quinta Instrumental esta semana
13/08/2018 07:26 Artistas sergipanos vão agitar a Feijoada com Amor do GACC
11/08/2018 09:13 Exposição Manifestações Culturais em Sergipe é inaugurada
Mostra fica aberta no Centro Cultural de Aracaju até setembro