Sergas participa de Encontro das distribuidoras de gás do Nordeste | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergas participa de Encontro das distribuidoras de gás do Nordeste
Economia 11/11/2019 07h30


Distribuidoras de gás canalizado do Nordeste, entre elas a Sergas, se reuniram na última sexta-feira (08), na sede da Copergás, em Recife, para discutir o futuro do setor. Entre os temas abordados estavam a proposta do “Novo Mercado do Gás”, o Projeto de Lei 6.407/2013 - chamada Lei do Gás -, bem como o estímulo ao uso do combustível em veículos pesados (caminhões e ônibus),  além de estratégias para a atração de investimentos para a região nordestina.

Para o diretor presidente da Sergas, Valmor Barbosa, é importante que  as concessionárias de gás negociem contratos com o supridor em melhores condições, dialoguem com todos, com o objetivo de encontrar caminhos e novos mercados nas suas regiões. Sergipe, por exemplo, está tentando ampliar o atendimento do gás natural, através do modal rodoviário para os municípios de Itabaiana e Propriá através da Sergas. 

“A chamada pública coordenada é um dos meios com o qual as distribuidoras têm buscado reduzir os seus custos de aquisição do gás natural e, consequentemente, as tarifas finais praticadas ao consumidor, incentivando a entrada de novos supridores no mercado”, observou.

Na reunião, Valmor Barbosa lembrou que “a criação da figura do Consumidor Livre possibilita a flexibilização e a atração da cadeia produtiva do gás, abrindo o mercado sergipano para novas empresas, tendo como consequência, a geração de emprego e renda, por meio do aquecimento da economia”, completou.

 ANP

O superintendente de Infraestrutura e Movimentação da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Hélio da Cunha Bisaggio, esteve presente no encontro e palestrou sobre o “Panorama Geral da Indústria do Gás Natural e Perspectivas na Matriz Energética Brasileira”.

De acordo com Bisaggio, o objetivo do “Novo Mercado do Gás Natural”, defendido pelo Governo Federal, é tornar o setor mais competitivo. Entre as medidas nesta direção está o aumento no números de importadores. Ele é otimista quanto ao futuro. “Há muito o que crescer no mercado de gás natural na matriz energética brasileira”, frisa. 

Consórcio Nordeste

O presidente da Concessionária de Gás no Ceará  (Cegás), Hugo Figueirêdo, aproveitou a oportunidade e detalhou as propostas que as distribuidoras regionais apresentaram ao Consórcio Nordeste durante a reunião periódica do Fórum dos Governadores do Nordeste, realizada também em Recife. Nas próximas semanas, os governadores nordestinos vão à Europa, em uma missão governamental para atrair investimentos. 

 No consórcio, ficou acordado que o setor do gás será um dos que serão apresentados às empresas europeias, principalmente na busca por ampliação da rede de gás na região, além da interiorização da distribuição do combustível por meio de redes locais e a produção de veículos pesados que utilizem o insumo.

 

Fonte: Ascom Sergas

Mais Notícias de Economia
Agência Brasil
28/03/2024  10h13 Desemprego fica em 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro
Taxa é superior aos 7,5% registrados no trimestre anterior, diz IBGE
Ascom/Emsurb
28/03/2024  07h32 Semana Santa: confira a média de preços dos pescados em Aracaju
Procon orienta sobre cuidados que o consumidor deve adotar na hora das compras
Pixabay
28/03/2024  07h22 Governo Federal prorroga Desenrola Brasil até 20 de maio
Medida provisória com a prorrogação deve ser publicada nesta quinta-feira (28)
Secom/PMA
27/03/2024  19h03 Aracaju é a 2ª capital que mais ampliou investimentos, diz Valor Econômico
A capital sergipana registrou um aumento de 132,7% nos investimentos realizados em 2023
Marcelo Camargo/Agência Brasil
27/03/2024  16h07 Sergipe registra saldo positivo de 1.579 empregos em fevereiro
O saldo é resultado de 11.285 admissões e 9.706 desligamentos registrados no mês

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado