Saiba como economizar para diminuir o impacto das despesas adicionais | F5 News - Sergipe Atualizado

Saiba como economizar para diminuir o impacto das despesas adicionais
Disciplina, organização e antecipação formam o tripé do equilíbrio financeiro
Economia 30/01/2019 21h17


Administrar despesas e minimizar o impacto que elas geram na economia doméstica devem ser exercícios rotineiros na vida do cidadão, especialmente quando o ano começa e ele tem pela frente compromissos adicionais.

A cobrança de impostos como IPTU, IPVA (para proprietários de veículos automotores), além das despesas inevitáveis que oneram o orçamento no início de cada ano letivo, a exemplo da compra de material escolar, são obrigatórias e apertam ainda mais o orçamento.

Sem ter como se livrar delas, o indivíduo pode estabelecer critérios que não excluem, mas minimizam o impacto orçamentário. E quem dá a dica para que essa possibilidade represente um alívio no bolso é Laudelino Tanajura.

Profissional da área contábil, docente e coordenador do curso de Ciências Contábeis na Unit, ele estabelece como regras para que possamos honrar nossos compromissos financeiros antecipação, organização e planejamento.

“Se sabemos que no início de cada ano temos cobranças adicionais e o nosso salário é o mesmo, o melhor que temos a fazer é conter a empolgação do consumo no período natalino e reservar uma parte do salário para o pagamento das taxas adicionais”, sugere o docente.

Outra alternativa, segundo sugere Laudelino, é a possibilidade de o cidadão forçar uma poupança, fracionando em 12 parcelas o montante de tudo aquilo que possa incidir como gastos adicionais ao seu orçamento. “Se eu sei que vou pagar mil reais de impostos e posso poupar 100 reais a cada mês, na data prevista para a quitação da dívida eu terei um valor acima do necessário”, explica.

A construção desse tripé capaz de sustentar o orçamento requer muitas vezes orientação de quem lida com a área contábil. E mesmo quem não dispõe de recursos para o suporte profissional pode aprender como desenvolver uma rotina adequada à sua realidade orçamentária buscando informações no Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal.

Vinculado ao curso de Ciências Contábeis da Unit e localizado na Rua Lagarto, no prédio onde funciona a Biblioteca do Campus Centro, o NAF mantém uma equipe especializada de professores e alunos durante toda a semana em horário comercial para orientar e, em muitas ocasiões, organizar a vida financeira de quem precisa desse tipo de apoio.

“Além da orientação dada à população durante o período letivo, a equipe do NAF tira certidões, faz inscrições de MEI e dá todo o suporte necessário a quem deseja empreender”, explica o professor.

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal funciona de segunda à sexta, das 8h às 11h45 e das 14 às 17h30, e atende a todos os cidadãos que necessitem de orientação na área.

 

Fonte: Asscom – Unit

Mais Notícias de Economia
Agência Sergipe
28/03/2024  16h29 Solicitações de seguro-desemprego em Sergipe reduziram 6,1% em fevereiro
Foram exatos 4.004 trabalhadores solicitando o beneficio durante o mês, segundo a FIES
Lua Marques
28/03/2024  14h25 Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
Recebem nesta quinta os beneficiários com Número de Inscrição Social de final 0
Agência Brasil
28/03/2024  10h13 Desemprego fica em 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro
Taxa é superior aos 7,5% registrados no trimestre anterior, diz IBGE
Ascom/Emsurb
28/03/2024  07h32 Semana Santa: confira a média de preços dos pescados em Aracaju
Procon orienta sobre cuidados que o consumidor deve adotar na hora das compras
Pixabay
28/03/2024  07h22 Governo Federal prorroga Desenrola Brasil até 20 de maio
Medida provisória com a prorrogação deve ser publicada nesta quinta-feira (28)

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado