Preço do trigo argentino preocupa panificadores em Sergipe | F5 News - Sergipe Atualizado

Preço do trigo argentino preocupa panificadores em Sergipe
Economia 24/04/2018 11h58


A recente seca em extensa área agrícola dos argentinos pode repercutir no preço do trigo praticado na importação ao Brasil. Hoje, esse cereal é o segundo produto com maior impacto nas importações da Balança Comercial sergipana, perdendo apenas para o coque de petróleo, utilizado na indústria cerâmica. Apesar do período de plantio do trigo ser iniciado em maio, há certa expectativa do mercado quanto às perdas que possam ocorrer por causa da estiagem no país vizinho. Existem estudos que dizem que a perda geral de grãos seja na casa dos 50%.

E o principal produto, que está presente na mesa de grande parte dos sergipanos, e pode vir a ter uma alta por ocasião desses problemas, é o pão francês. Na última análise da cesta básica, publicada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, em fevereiro, o preço desse alimento já apresentava pequena alta de 0,13% e agora se espera que ocorra um acréscimo ainda maior.

O trigo utilizado no país é originário em 30% da região sul do país e os outros 70% são importados da Argentina. Caso se confirme essa quebra na produção de grãos no país vizinho, a indústria brasileira deverá comprar esse insumo dos Estados Unidos e do Canadá, onde são produzidos cereais de ótima qualidade, mas consequentemente, devido às questões de transporte e logística, encarecerá esse importante produto tão utilizado no segmento panaderil.

De acordo com o presidente do Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado de Sergipe (Sindipan/SE), Antônio Carlos Araújo, os empresários estão fazendo um grande esforço para não repassar esse aumento à população. “Estamos aguardando as informações vindas da Argentina, mas o temor por um acréscimo de preço na nossa principal matéria-prima, o trigo, é grande. Mesmo porque já vínhamos de uma baixa na produção nacional, devido também aos fatores climáticos no Paraná, nosso maior produtor nacional. Vamos ver até quando poderemos segurar os preços ao consumidor e não onerar ainda mais o bolso da população, sem prejudicar o nosso negócio”, afirma Antonio Carlos.

Fonte: Fies

Mais Notícias de Economia
Igor Matias/Agência Sergipe
19/04/2024  15h32 Custo da construção em Sergipe aumentou 0,4% em março
Comparado com o ano anterior, o custo apresentou um acréscimo de 4,4%
José Cruz/Agência Brasil
19/04/2024  15h05 Sergipe já aportou quase R$ 300 milhões para pagamentos de precatórios
O investimento tem contribuído para reduzir a fila por recebimento desses valores
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
19/04/2024  11h36 Renda dos 10% mais ricos é 14,4 vezes superior à dos 40% mais pobres
Diferença entre rendimentos é a menor já registrada, mostra IBGE
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
18/04/2024  07h23 Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos
PL reajusta para R$ 2.259,20 o limite de renda que não precisa pagar o imposto
Senado Federal
16/04/2024  18h30 Sergipe participa de debate sobre impactos no mercado de gás, em Brasília
Discussão aconteceu em celebração aos três anos de vigência da Lei do Gás

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado