Manchas de óleo já afetam economia e turismo em praias sergipanas | F5 News - Sergipe Atualizado

Manchas de óleo já afetam economia e turismo em praias sergipanas
Trabalhadores e representantes de órgãos públicos comentam prejuízo
Economia | Por Saullo Hipolito 11/10/2019 13h10 - Atualizado em 11/10/2019 16h48


As manchas de óleo continuam chegando ao litoral nordestino e já preocupam os órgãos ambientais com a possibilidade de atingirem de forma mais forte os rios. Em Sergipe, o efeito já é sentido pelas pessoas que vivem próximas às praias e/ou que realizam atividades que têm ligação direta com esses locais.

De acordo com donos de bares e restaurantes  na Barra dos Coqueiros, as praias do município recebem cada vez menos gente, uma queda de aproximadamente 40%, segundo a Secretaria de Turismo do município, se comparado com meses anteriores ao aparecimento do óleo.

"Ninguém quer vir para a praia e correr risco de sair manchado de óleo, além de desagradável é prejudicial à saúde", afirmou o comerciante Carlos Eduardo Silva em entrevista à TV Atalaia.

A situação afeta o turismo no município. "A gente nota uma redução significativa dos banhistas e de turistas que frequentam a praia da Costa, a prainha da Atalaia Nova, e a praia do Jatobá, locais com um fluxo maior de pessoas e que foram bem afetadas", afirmou o secretário de Turismo  da Barra, Adaílton Martins, também à TV Atalaia.

Rios sergipanos

Outra preocupação dos órgãos ambientais é a chegada de alguns focos de óleo à foz do rio São Francisco, em Piaçabuçu, litoral sul de Alagoas, observados na última quarta-feira (9) por técnicos ambientais.

A detecção ocorreu no mesmo dia em que o Governo de Sergipe constatou que não poderia instalar boias absorventes  com a rapidez necessária para tentar impedir que o óleo chegasse à área.

Nesta quinta-feira (10), a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) informou que está monitorando a situação e coletando amostras da água para análise. "A mancha não conseguiu adentrar o rio porque a correnteza segurou ela lá na parte do Cabeço, no primeiro município que a gente tem captação, que é Brejo Grande. Estamos fazendo as coletas e análise da água e tomando as medidas preventivas", disse o presidente da Deso, Carlos Melo.

Para preservar a foz do Rio Sergipe, na região da Barra dos Coqueiros, as Centrais Elétricas de Sergipe (Celse) instalaram, durante a tarde desta quinta-feira (10), 200 metros de barreiras absorventes (boias) no rio.

Os pescadores já se mostram apreensivos com a situação. "A gente quer que essa história de óleo termine, somos pescadores, vivemos disso e se o óleo chegar, já era peixe, some tudo", disse o pescador Ronaldo dos Santos em entrevista à TV Atalaia.

A Deso ainda garantiu que opera medidas preventivas para assegurar que os locais de captação não sejam afetados. Dentre elas, o isolamento através de telas das captações flutuantes, em Brejo Grande e Ilha das Flores, municípios onde estão as captações mais próximas das manchas encontradas.

Mais Notícias de Economia
F5 News
25/04/2024  10h04 Prefeitura sinaliza primeiro passo para proposta de revitalização do Centro 
Missão do BID resultará em carta-consulta para financiamento de projeto
Lula Marques/Agência Brasil
25/04/2024  07h22 Regulamentação da reforma tributária prevê alíquota média de 26,5%
Ministro Haddad entregou projeto de lei complementar ao Congresso
Michael Melo/Metrópoles/Ilustrativa
24/04/2024  18h00 Saldo de crédito em Sergipe atinge R$ 34,1 bilhões em fevereiro de 2024
Essas operações incluem empréstimos, financiamentos, adiantamentos e arrendamentos
Arthuro Paganini/Ilustrativa
24/04/2024  16h35 Inscrições para vender no Arraiá do Povo e na Vila do Forró estão abertas
As vagas são destinadas para vendedores ambulantes e bares/restaurantes
Desenvolve-SE
24/04/2024  15h29 Equiplex anuncia fábrica em Sergipe com investimento de R$ 350 milhões
Serão gerados 300 empregos diretos e 500 indiretos, e aumentada arrecadação de ICMS

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado