Donos de postos buscam redução de ICMS em 12% para o GNV | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
Donos de postos buscam redução de ICMS em 12% para o GNV
Sefaz diz que estudos para incentivar redução do preço ao consumidor estão em conclusão
Economia | Por Fernanda Araujo 19/07/2019 16h55 - Atualizado em 19/07/2019 17h52


Donos de postos de combustíveis buscam a ampliação do decreto que reduziu a alíquota do ICMS sobre o Gás Natural. Após o Governo de Sergipe anunciar a medida para as indústrias, no intuito de atrair empreendedores na produção do produto para o estado, os empresários solicitaram que essa redução também chegue ao consumidor comum.

Em um requerimento enviado na quinta-feira (18) à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Sergipe (Sindpese) solicita uma redução na alíquota do ICMS de 18% para 12% no GNV,  medida que teve abrangência apenas para o Gás Natural Industrial.

O decreto, publicado no dia 5 de julho, reduz a base de cálculo do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do gás natural, resultando na diminuição de 18% para 12% da carga tributária, para as operações que destinem esse produto a indústrias integrantes do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), bem como para as indústrias que venham a se instalar em Sergipe; além da diferenciação do ICMS, com dispensa de pagamento sobre as operações da Sergás destinadas às indústrias do PSDI, entre outras medidas.

O  gás natural vendido no estado é considerado um dos mais caros do país atualmente e já foi alvo de críticas, sendo apontado como um dos motivos para a saída de empresas e fábricas no estado. A Sergipe Gás (Sergas), em entrevista ao F5 News em maio, negou que a entidade praticasse a maior tarifa de gás natural do Brasil e afirmou pretender aumentar a competitividade do preço. Com as ações do governo, há uma perspectiva de possível redução no preço final do metro cúbico do gás natural numa margem entre 14% e 20%. 

O documento foi enviado à Superintendência da Divisão de Combustíveis da Sefaz. Além disso, também foi solicitada uma reunião com o secretário da Fazenda, Marco Antônio Queiroz, para esse alinhamento. O sindicato acredita na definição sobre a reunião nos próximos dias. A demanda também é cobrada pela classe taxista.

Segundo a Sefaz, apesar da política de preço dos combustíveis, especialmente o GNV, ser determinada especificamente pelo Governo Federal e pela Petrobras, o governo do Estado  já avalia a possibilidade de incentivar a redução do preço final do combustível ao consumidor. O estudo, conforme a pasta, está em fase de conclusão.

"Dentro de uma colaboração, de um esforço do Estado, o governador demandou que fizessem estudos para reduzir a carga tributária. O governador já havia demandado para a Sefaz estudos em relação ao consumo de gás para saber o que pode ser feito para incentivar a redução do custo, assim como feito para as indústrias e que em função disso houve essa redução de 18 a 12% da aliquota do ICMS", ressaltou a assessoria da pasta.

Foto: Saullo Hipolito

Mais Notícias de Economia
Igor Matias/Agência Sergipe
19/04/2024  15h32 Custo da construção em Sergipe aumentou 0,4% em março
Comparado com o ano anterior, o custo apresentou um acréscimo de 4,4%
José Cruz/Agência Brasil
19/04/2024  15h05 Sergipe já aportou quase R$ 300 milhões para pagamentos de precatórios
O investimento tem contribuído para reduzir a fila por recebimento desses valores
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
19/04/2024  11h36 Renda dos 10% mais ricos é 14,4 vezes superior à dos 40% mais pobres
Diferença entre rendimentos é a menor já registrada, mostra IBGE
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
18/04/2024  07h23 Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos
PL reajusta para R$ 2.259,20 o limite de renda que não precisa pagar o imposto
Senado Federal
16/04/2024  18h30 Sergipe participa de debate sobre impactos no mercado de gás, em Brasília
Discussão aconteceu em celebração aos três anos de vigência da Lei do Gás

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado