Brigada Itinerante de Combate à Dengue atua até sexta em Propriá | F5 News - Sergipe Atualizado

Brigada Itinerante de Combate à Dengue atua até sexta em Propriá
12 mil domicílios devem ser visitados entre sede e povoados da cidade ribeirinha
Cotidiano | Por Agência Sergipe Noticias 20/11/2019 21h00


A força-tarefa formada por 88 agentes de endemias, supervisores e coordenadores chegou nesta quarta-feira (20), ao município de Propriá, na região Ribeirinha do Estado, para reforçar o trabalho de combate à dengue que vem sendo realizado pelos agentes locais. A Brigada Itinerante de Combate à dengue é uma iniciativa do governo do Estado, ativada através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Fundação Estadual de Saúde (Funesa), com o objetivo de reforçar o trabalho dos municípios na luta contra a infestação do Aedes.

Em Propriá,  a Brigada Itinerante fica até sexta-feira (22), quando deverá  ter visitado  cerca de 12 mil domicílios na sede e nos povoados São Vicente, Santa Cruz e São Miguel. De acordo com o sexto e último Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) Propriá está em médio risco, com índice de 1.1. Desde que entrou em ação, em 11 de julho último, a força-tarefa chegou ao 50º município nesta quarta-feira. E por onde passa, recebe o reconhecimento da população e inclusive dos agentes de endemias locais, que vêm a brigada como instrumento fundamental para o controle do vetor.  

Josidarte Barros Herculano é agente de endemias do município de Propriá. “Fazemos bem a nossa lição de casa, trabalhamos com empenho no combate ao mosquito, mas é preciso reconhecer a importância da brigada itinerante porque quando ela chega como uma espécie de mutirão acaba mobilizando ainda mais a população para os cuidados domésticos”, disse ela.

O coordenador da Brigada Itinerante de Combate a Dengue da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Edvaldo Ferreira Maciel, o resultado do LIRAa expressa bem a importância da força-tarefa. “Saímos de 26 municípios em alto risco, apontados no quarto levantamento, para quatro municípios em alto risco, neste sexto LIRAa. Não podemos negar que este resultado tem a contribuição da brigada”, falou o coordenador, afirmando que, no entanto, os municípios precisam estar lembrados que a responsabilidade pelo combate ao mosquito é deles.

A brigada estará segunda-feira (25), em Nossa Senhora Aparecida; na terça-feira, 26, em Santa Rosa de Lima; quarta e quinta-feira, 27 e 28, em Japaratuba; e no próximo dia 29, sexta-feira, em Muribeca, segundo informações de Edvaldo Maciel.

Mais Notícias de Cotidiano
SES/Reprodução
23/04/2024  06h00 Hemose realiza coleta externa de sangue na Barra dos Coqueiros
A ação visa ampliação dos estoques dos sangues O, A, B e AB positivo e negativo
Arthur Soares/ Divulgação
22/04/2024  18h26 Governo de Sergipe e Governo Federal discutem avanço do Canal do Xingó
Estudo de avaliação estratégica e planejamento de intervenções foram tema da reunião
Maria Odília/Seduc
22/04/2024  18h26 Escolas estaduais terão paralisação de dois dias em Sergipe; entenda
Movimento busca chamar atenção para "ausência de propostas concretas do governo"
Pixabay/Ilustrativa
22/04/2024  17h07 Suspeito de tentativa de homicídio em Japoatã é preso
A vítima foi surpreendida pelo suspeito, que efetuou diversos disparos contra ela
Igor Matias/Agência Sergipe
22/04/2024  15h50 Governo de Sergipe abre inscrições para concurso público da Adema
Os interessados terão até as 18h do dia 23 de maio para fazer sua inscrição

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado