Aracaju deve ganhar dois novos shoppings nos próximos três anos
Empreendimentos prometem alavancar geração de emprego e renda nas zonas norte e de Expansão
Economia| Por Fernanda Araujo 18/06/2019 18:50 - Atualizado em 19/06/2019 08:54

Os aracajuanos ainda esperam pelos grandes centros de compras em construção na capital sergipana. Após anos sem receber estruturas dessa envergadura, os dois shoppings - um na Zona de Expansão ; o outro entre a região norte e central - prometem alavancar a geração de emprego e renda nessas áreas,  novas do ponto de vista desse nível de empreendimento.

Com milhões investidos, os empreendimentos, juntos, devem chegar a mais de trezentas lojas, comparando-se aos outros dois grandes shoppings já consolidados na capital - RioMar e Jardins, ambos administrados pelos Grupos JCPM e NB Empreendimentos. 

Em obras no bairro Aruana, na Zona de Expansão, o Shopping Praia Sul, na avenida Melício Machado, será implantado em um espaço de 84,5 mil m², com área construída de 36,492 m². O projeto contempla 188 lojas, sendo oito âncoras, oito megalojas, 136 lojas satélites, cinco salas de cinema, parque infantil, academia, centro médico, dois restaurantes e 18 fast food.

Seguindo o cronograma, a obra, que iniciou com o serviço de terraplanagem em julho do ano passado, já encontra-se na fase de levantamento das paredes e colunas, conforme informou a assessoria ao F5 News, devendo a partir do próximo mês iniciar o telhado de uma das etapas da obra. O investimento é de R$ 80 milhões.

Até então, de acordo com a previsão estimada no projeto, o shopping será entregue à população em 2021. A expectativa é que o empreendimento, pertencente ao grupo do empresário Emanuel Oliveira, que já é dono do Shopping Prêmio, em Nossa Senhora do Socorro, gere aproximadamente 3 mil empregos diretos.

A sua construção chegou a sofrer com a burocracia e imbróglios jurídicos tempos atrás por questões ambientais. Em junho passado, a juíza da 1ª Vara Federal da Justiça Federal em Sergipe, Telma Maria Santos Machado, decidiu pela construção, porém, sob algumas condições, como providenciar que o esgotamento sanitário seja conduzido para a estação elevatória da rede de coleta da Deso e que as águas de drenagem sejam levadas para o corpo hídrico previsto no projeto. Também foi determinado que órgãos ambientais do Estado e do Município fiscalizassem a obra.

Já para este ano a espera é no Bairro Industrial, onde já foi erguido o Aracaju Parque Shopping, do empresário Marcos Franco, do Grupo ACF. Durante um evento com lojistas, empresários e parceiros na semana passada, o empreendimento foi prometido para ser inaugurado no dia 29 de agosto. Essa é a segunda vez que os investidores programam a inaguração do shopping, a primeira data seria em abril passado. 

Com uma vista panorâmica privilegiada do Rio Sergipe da praça de alimentação, com capacidade para mais de 1.100 lugares, ao todo o centro de compras conta com um total de área bruta locável de 26.810m², com três pavimentos, a serem ocupados por diversas marcas nacionais, além da rede de cinemas Centerplex e praça de eventos. Atualmente, 80% da área locável já está comercializada.

O Aracaju Parque Shopping tem estacionamento com capacidade para 1.400 veículos, inicia suas atividades com mais de cem lojas, entre âncoras e satélites, em um espaço de 19.400m², e mais tarde, na sua fase completa, mais 7.410m² passarão a somar a estrutura com espaço para 211 lojas. A expectativa é o que o empreendimento impulsione o desenvolvimento socioeconômico tanto para a região litoral norte quanto potencialize a Barra dos Coqueiros, município vizinho com forte expansão imobiliária.

F5 News procurou a assessoria do Aracaju Parque Shopping para obter informações sobre o andamento da obra, a expectativa de geração de emprego e renda, e o valor de investimento, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.

*Com informações do Jornal da Cidade 

Mais Notícias de Economia
23/07/2019 11:43 Abono do PIS/Pasep começa a ser pago nesta quinta-feira
Mais de 23 milhões de trabalhadores podem receber o dinheiro
23/07/2019 07:43 ANTT suspende novas regras para cálculo de frete mínimo
Agência determinou que ficam valendo as normas aprovadas em 2018
22/07/2019 21:06 CNI: aumenta preocupação da indústria com a falta de demanda
A produção industrial em junho caiu na comparação com maio
22/07/2019 18:54 Belivaldo Chagas acaba com gratificações para diretores
Medidas visa redução de gastos na administração pública
22/07/2019 18:52 Municípios têm prazo para impugnar índices de ICMS junto ao TCE
25% do montante arrecadado pelo Estado é repassado aos municípios