Vai viajar no Carnaval? Confira os cuidados que deve ter com o veículo
Cotidiano 07/02/2018 19:48

Mais um feriadão se aproxima e muita gente não abre mão de pegar a estrada para curtir a folia de Momo ou uns dias de descanso. No entanto, um simples detalhe técnico no carro pode estragar o passeio e transformar o lazer em dias de estresse.  Para que a viagem seja tranquila e segura, é sempre importante realizar a revisão do veículo com antecedência, principalmente se o carro for percorrer longas distâncias.

Cuidados como checar o nível do óleo, verificar filtros de ar, óleo e combustível, freios, radiador – que mantém estável a temperatura do motor – faróis, pneus, alinhamento e balanceamento, são imprescindíveis para uma viagem sem surpresas desagradáveis. “Muita gente acredita que apenas abastecer e calibrar os pneus, vai garantir uma viagem tranquila.  É necessário fazer as revisões do carro respeitando o tempo mínimo de seis meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados. Isso reduz o impacto de um grande conserto e principalmente evita possíveis acidentes”, orienta o gerente do Centro Automotivo da Ferreira Costa, Jadson Thiago de França.

Avaliando a vida do pneu

Entre as peças do carro que necessitam de atenção especial estão os pneus. Para que tenham uma vida útil satisfatória, além de alinhados e balanceados, é preciso verificar o indicador de desgaste, que tecnicamente é chamado de TWI (Tread Wear Indicator). “Esse indicador, que fica presente na banda de rodagem, ou seja, na superfície de contato do pneu com o asfalto, nada mais é que pequenas elevações de borracha presentes no sulco do pneu. Quando o desgaste atingir esse nível, está na hora de efetuar a troca”, pontua França.

Outro item importante para ser observado é o balanceamento das rodas e pneus e o alinhamento do veículo. Essa revisão deve ser feita a cada 10 mil quilômetros rodados, na troca ou no conserto do pneu, quando o automóvel sofrer impactos na suspensão ou quando o carro estiver puxando para um lado ou a direção trêmula.

Segurança e credibilidade na revisão do carro

Um detalhe fundamental na hora de realizar a revisão do carro é a credibilidade no centro automotivo escolhido. “Dê preferência a oficinas que ofereçam profissionais gabaritados, produtos de qualidade e serviço garantido”, alerta Jadson França. O centro automotivo Ferreira Costa, por exemplo, oferece a verificação gratuita de 46 itens do veículo como amortecedores, suspensão, pastilhas de freio, troca de pneus, entre outros serviços, além da disponibilidade de horário, pois funciona de domingo a domingo.

Pegar a estrada sem revisar os itens do carro pode colocar sua vida em risco. Rodar com os pneus “carecas”, além de perigoso é considerado pelo Código de Trânsito Brasileiro como infração grave, que rende 5 pontos na carteira. “A revisão do veículo é importante para evitar dores de cabeça durante o passeio”, pontua França. Fique alerta e boa viagem!

Check list

Não deixe a revisão do automóvel para a véspera da viagem. Antes de pegar a estrada, verifique:

  • Nível do óleo
  • Filtros de ar, óleo e combustível
  • Pastilhas dos freios
  • Radiador
  • Faróis e lanternas
  • Condições dos pneus
  • Alinhamento e balanceamento
  • Condições do estepe, macaco e chave de roda
  • Nível da água do para-brisa

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Mais Notícias de Cotidiano
23/05/2018 18:00 Alunos do IFS São Cristóvão fazem protesto por segurança
Bandidos armados invadiram o Campus na última segunda
23/05/2018 17:15 Protesto dos caminhoneiros chega à região Agreste de Sergipe
Bloqueio ocorre na rodovia SE 170 entre São Domingos e Campo do Brito
23/05/2018 16:55 MPF/SE cobra do Dnit apresentação de cronograma de obras na BR-101
O Dnit tem o prazo de 10 dias para se manifestar
23/05/2018 16:45 GTA pode ser suspenso por falta de pagamento da aeronave
Estado de Sergipe deve mais de R$ 600 do aluguel
23/05/2018 15:58 Aracaju recebe evento de Empreendedorismo e Marketing
Serão mais de 13 palestrantes já confirmados durante os dois dias