Vai viajar no Carnaval? Confira os cuidados que deve ter com o veículo | F5 News - Sergipe Atualizado

Vai viajar no Carnaval? Confira os cuidados que deve ter com o veículo
Cotidiano 07/02/2018 19h48


Mais um feriadão se aproxima e muita gente não abre mão de pegar a estrada para curtir a folia de Momo ou uns dias de descanso. No entanto, um simples detalhe técnico no carro pode estragar o passeio e transformar o lazer em dias de estresse.  Para que a viagem seja tranquila e segura, é sempre importante realizar a revisão do veículo com antecedência, principalmente se o carro for percorrer longas distâncias.

Cuidados como checar o nível do óleo, verificar filtros de ar, óleo e combustível, freios, radiador – que mantém estável a temperatura do motor – faróis, pneus, alinhamento e balanceamento, são imprescindíveis para uma viagem sem surpresas desagradáveis. “Muita gente acredita que apenas abastecer e calibrar os pneus, vai garantir uma viagem tranquila.  É necessário fazer as revisões do carro respeitando o tempo mínimo de seis meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados. Isso reduz o impacto de um grande conserto e principalmente evita possíveis acidentes”, orienta o gerente do Centro Automotivo da Ferreira Costa, Jadson Thiago de França.

Avaliando a vida do pneu

Entre as peças do carro que necessitam de atenção especial estão os pneus. Para que tenham uma vida útil satisfatória, além de alinhados e balanceados, é preciso verificar o indicador de desgaste, que tecnicamente é chamado de TWI (Tread Wear Indicator). “Esse indicador, que fica presente na banda de rodagem, ou seja, na superfície de contato do pneu com o asfalto, nada mais é que pequenas elevações de borracha presentes no sulco do pneu. Quando o desgaste atingir esse nível, está na hora de efetuar a troca”, pontua França.

Outro item importante para ser observado é o balanceamento das rodas e pneus e o alinhamento do veículo. Essa revisão deve ser feita a cada 10 mil quilômetros rodados, na troca ou no conserto do pneu, quando o automóvel sofrer impactos na suspensão ou quando o carro estiver puxando para um lado ou a direção trêmula.

Segurança e credibilidade na revisão do carro

Um detalhe fundamental na hora de realizar a revisão do carro é a credibilidade no centro automotivo escolhido. “Dê preferência a oficinas que ofereçam profissionais gabaritados, produtos de qualidade e serviço garantido”, alerta Jadson França. O centro automotivo Ferreira Costa, por exemplo, oferece a verificação gratuita de 46 itens do veículo como amortecedores, suspensão, pastilhas de freio, troca de pneus, entre outros serviços, além da disponibilidade de horário, pois funciona de domingo a domingo.

Pegar a estrada sem revisar os itens do carro pode colocar sua vida em risco. Rodar com os pneus “carecas”, além de perigoso é considerado pelo Código de Trânsito Brasileiro como infração grave, que rende 5 pontos na carteira. “A revisão do veículo é importante para evitar dores de cabeça durante o passeio”, pontua França. Fique alerta e boa viagem!

Check list

Não deixe a revisão do automóvel para a véspera da viagem. Antes de pegar a estrada, verifique:

  • Nível do óleo
  • Filtros de ar, óleo e combustível
  • Pastilhas dos freios
  • Radiador
  • Faróis e lanternas
  • Condições dos pneus
  • Alinhamento e balanceamento
  • Condições do estepe, macaco e chave de roda
  • Nível da água do para-brisa

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Mais Notícias de Cotidiano
Divulgação PM
25/04/2024  07h55 Homem e duas mulheres são presos por suspeita de tráfico de drogas
Indivíduos foram flagrados preparando entorpecentes para a comercialização
Freepik/Ilustrativa
25/04/2024  06h00 “Enem dos Concursos”: locais de prova estão disponíveis
Ministra da Gestão, Esther Dweck frisou que candidatos não podem alterar o local
Setur/ Divulgação
24/04/2024  19h00 Confira a programação do último fim de semana do Projeto Pôr do Som
Artistas do pagode, MPB, jazz, forró e música eletrônica irão se apresentar
Gabriel Ribeiro/F5 News
24/04/2024  17h46 Sergipe tem previsão de chuvas moderadas a fortes até quinta-feira (25)
O acumulado de chuva pode ultrapassar 50 milímetros por dia durante o período
Paulo Pinto/Agência Brasil
24/04/2024  17h35 Sancionada lei que torna patrimônio cultural os blocos de carnaval
Relatora citou o Mela-Mela em cidades do Nordeste, os Caretas e os Bate-Bolas

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado