Uso de enfeites elétricos e luzes natalinas requer cuidados especiais | F5 News - Sergipe Atualizado

Uso de enfeites elétricos e luzes natalinas requer cuidados especiais
Produtos devem ter informações de segurança nas embalagens
Cotidiano 14/11/2018 20h00


Árvores de Natal, presépios, guirlandas, piscas-piscas e diversos outros adornos fazem parte da rotina natalina de muitas famílias. Entretanto, é preciso tomar bastante cuidado com o uso desses enfeites, sobretudo os elétricos.

É necessário escolher produtos de boa qualidade, que tem todas as informações de segurança nas embalagens, além de indicações de potência, tensão e as corretas instruções de uso.

Dicas de segurança

Para prevenir incêndios, fica a dica: evite colocar vários equipamentos em uma mesma tomada, fazendo uso de “T”, também chamado de benjamin, pois pode haver sobrecarga de energia ou aquecimento (que gera perda de energia e aumento no valor da conta). Outra medida importante é fazer uma revisão nas instalações elétricas, contando sempre com um eletricista capacitado.

Certifique-se de que os equipamentos elétricos não estão perto de materiais inflamáveis como papel, papelão, tecido, isopor, madeira ou plástico.

Para prevenir choques, é preciso dar atenção também para a possível existência de fios desencapados, com a parte metálica aparente. Com a capa de proteção, evitam-se choques e fuga da corrente elétrica, que é desperdício de energia. Se o material a ser usado foi comprado ano passado ou em anos anteriores, ligue o sinal de alerta: verifique se esse material está em condições de uso, se ele está ou não desgastado.

Evite colocar luzes e piscas-piscas em estruturas metálicas, pois elas podem conduzir energia caso haja algum tipo de fuga de eletricidade no equipamento e provocar choque elétrico.

Luzes em áreas externas devem ser instaladas de modo que não haja possibilidade de contato das pessoas com a fiação elétrica. Sabe por quê? Estando sob os efeitos da chuva, do sol e do vento, pode haver um desgaste dos fios e aumentar riscos de acidentes. Lembrando que o serviço deve ser sempre executado por profissionais capacitados. E nunca instale nada perto da rede de energia.

Para evitar aumento no consumo, escolha equipamentos com menor potência e dê preferência às lâmpadas de LED, elas são mais eficientes, com brilho intenso e duram mais que as convencionais. O uso consciente também é muito bem-vindo: só ligue os equipamentos quando houver, de fato, necessidade.

Fique de olho se a tomada aquece. Além dos riscos de choque elétrico, o aquecimento da tomada também gera perda de energia e o consequente aumento na fatura.

  Quer mais dicas?

- Não utilize enfeites de papel em árvores com iluminação elétrica.

- É importante que material comprado seja atestado pelo Inmetro.

- Para evitar desperdício de energia, desligue os aparelhos e enfeites de Natal quando sair de casa ou na hora de dormir.

- Vai desligar os aparelhos? Nunca puxe pelo cabo ou fiação. Para tirá-lo da tomada, utilize o plugue. Assim você evita problemas!

- Evite deixar a instalação em área sujeita à chuva ou alagamento.

- Importante: fiação sempre fora do alcance das crianças.

 

Fonte: Energisa/SE

 

 

Mais Notícias de Cotidiano
Arthuro Paganini
20/04/2024  09h45 Chuvas e trovoadas podem ocorrer em regiões de Sergipe neste fim de semana
São previstas trovoadas e chuvas intensas no litoral, agreste e sertão do estado
BPRv/Reprodução
20/04/2024  09h26 Acidente na SE-331 em Pinhão deixa cinco pessoas hospitalizadas
Colisão frontal envolveu 3 veículos, entre eles, um equipamento agrícola artesanal
Reprodução
20/04/2024  07h00 Três perguntas para bióloga sobre o tubarão-baleia visto na costa sergipana
O animal foi encontrado em alto-mar por um grupo de pescadores, no último domingo
Pedro Ramos/Arquivo F5News
19/04/2024  20h19 Advogado e conselheiro da OAB-SE se torna réu por estupro em Aracaju
Vítima diz que caso ocorreu em 27 de janeiro, após bloco
SMTT Aracaju/Reprodução
19/04/2024  17h42 Acidentes deixam motociclistas feridos em avenidas de Aracaju
Um ocorreu na Avenida Tancredo Neves e o outro na Avenida Euclides Figueiredo

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado