TRF-5 derruba decisão que determinava derrubada de casas na Praia do Saco
Cotidiano 11/07/2017 06:57 - Atualizado em 11/07/2017 07:33

Por F5 News

O desembargador federal Fernando Braga, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), expediu decisão favorável ao agravo de instrumento impetrado por Simplicano Fontes, contra a decisão expedida pela Justiça Federal em Sergipe, determinando a derrubada de mais de 150 casas construídas na região da Praia do Saco, povoado da cidade de Estância, a 70 km de Aracaju.

De acordo com a decisão, a determinação de derrubada das casas que havia sido proferida pela justiça em Sergipe foi anulada. A decisão acontece dias depois das notificações começarem a acontecer. O advogado João Fontes comemorou a decisão, valorizando a importância das casas das famílias nativas da região, lembrando o dano irreparável que se fará nas vidas das pessoas, com a derrubada das casas.

"A decisão foi lúcida e sensata. Vamos continuar a luta para estruturarmos a Praia do Saco, comunidade onde vivem mais de 20 mil pessoas, juntamente com os povoados adjacentes, e que tem uma grande importância para o turismo e comércio de Sergipe, principalmente de Estância", disse o advogado para F5 News.

O líder comunitário, Pedro Marcelo Siqueira, comemorou a decisão do TRF-5, lembrando que muitas famílias vivem na região há mais de 50 anos, lá se estabeleceram e ficariam desabrigadas, caso a derrubada fosse mantida.

"Não pensaram nas famílias que são nativas da região da Praia do Saco, não pensaram nos estabelecimentos de hospedagem, não pensaram nos bares e restaurantes que são a cadeia produtiva de renda da região. Sem tudo isso, já que determinaram que derrubassem todas as edificações, como as pessoas viveriam? O desembargador federal acertou na decisão, dando garantia de permanência às pessoas nas suas casas. São mais de 20 mil moradores na comunidade, que dependem economicamente da área, no comércio, turismo e agricultura", destacou Pedro Marcelo.

Após a decisão judicial, F5 News tomou conhecimento que duas pessoas vieram a óbito, ao serem informadas que suas casas seriam derrubadas por ordem da justiça. 

Foto: reprodução TV Atalaia

Mais Notícias de Cotidiano
15/08/2018 18:01 Treinador de goleiro é preso por tráfico de drogas em Aracaju (SE)
Policiais encontraram mais de 2kg de cocaína em tabletes e porções fracionadas
15/08/2018 17:55 STF confirma que transexual pode alterar registro civil sem cirurgia
Com a decisão, a alteração poderá ser feita por meio de decisão judicial ou diretamente no cartório
15/08/2018 15:24 MPF realiza termo para operação do esgotamento sanitário em Brejo Grande
Acordo firmado com Prefeitura, Deso e Codevasf tem o objetivo de resolver impasse de atribuições
15/08/2018 15:10 TCE estimula implantação de sistema estadual de controle interno
A reunião, organizada pela Controladoria Geral do Estado, ocorreu nesta quarta-feira, 15
15/08/2018 15:05 Ex-prefeito de Gararu é condenado por improbidade administrativa
Ex-gestor descumpriu acordo firmado com o MP em termo de ajustamento de conduta