TRF-5 derruba decisão que determinava derrubada de casas na Praia do Saco | F5 News - Sergipe Atualizado

TRF-5 derruba decisão que determinava derrubada de casas na Praia do Saco
Cotidiano 11/07/2017 06h57 - Atualizado em 11/07/2017 07h33


Por F5 News

O desembargador federal Fernando Braga, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), expediu decisão favorável ao agravo de instrumento impetrado por Simplicano Fontes, contra a decisão expedida pela Justiça Federal em Sergipe, determinando a derrubada de mais de 150 casas construídas na região da Praia do Saco, povoado da cidade de Estância, a 70 km de Aracaju.

De acordo com a decisão, a determinação de derrubada das casas que havia sido proferida pela justiça em Sergipe foi anulada. A decisão acontece dias depois das notificações começarem a acontecer. O advogado João Fontes comemorou a decisão, valorizando a importância das casas das famílias nativas da região, lembrando o dano irreparável que se fará nas vidas das pessoas, com a derrubada das casas.

"A decisão foi lúcida e sensata. Vamos continuar a luta para estruturarmos a Praia do Saco, comunidade onde vivem mais de 20 mil pessoas, juntamente com os povoados adjacentes, e que tem uma grande importância para o turismo e comércio de Sergipe, principalmente de Estância", disse o advogado para F5 News.

O líder comunitário, Pedro Marcelo Siqueira, comemorou a decisão do TRF-5, lembrando que muitas famílias vivem na região há mais de 50 anos, lá se estabeleceram e ficariam desabrigadas, caso a derrubada fosse mantida.

"Não pensaram nas famílias que são nativas da região da Praia do Saco, não pensaram nos estabelecimentos de hospedagem, não pensaram nos bares e restaurantes que são a cadeia produtiva de renda da região. Sem tudo isso, já que determinaram que derrubassem todas as edificações, como as pessoas viveriam? O desembargador federal acertou na decisão, dando garantia de permanência às pessoas nas suas casas. São mais de 20 mil moradores na comunidade, que dependem economicamente da área, no comércio, turismo e agricultura", destacou Pedro Marcelo.

Após a decisão judicial, F5 News tomou conhecimento que duas pessoas vieram a óbito, ao serem informadas que suas casas seriam derrubadas por ordem da justiça. 

Foto: reprodução TV Atalaia

Mais Notícias de Cotidiano
Arquidiocese de Aracaju
29/03/2024  08h52 Procissão do fogaréu inicia sexta-feira da paixão no Bairro Industrial
A tradicional procissão recorda a perseguição e a prisão de Jesus Cristo
Arthur Soares
28/03/2024  14h26 RioMar Aracaju homenageia 10 mulheres de destaque em Sergipe
Iniciativa reforça o compromisso do shopping com a diversidade e o protagonismo feminino
Assessoria de comunicação
28/03/2024  11h26 Parque Aquático Sesc Siqueira Campos será inaugurado nesta segunda (1º)
Empreendimento conta com piscina semiolímpica com cinco raias, coberta e aquecida
Divulgação Senac
28/03/2024  09h53 Senac inaugura nova unidade de educação profissional em Itabaiana
Com investimentos de R$ 17,3 milhões, nova unidade atenderá vários segmentos
Moema Costa/Agência Sergipe
28/03/2024  08h51 Funcap divulga resultado do edital da Segundona do Turista
São 120 atrações entre forrozeiros, quadrilheiros e grupos folclóricos

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado