Suspeito de liderar facção criminosa na Bahia morre em operação em Aracaju
Segundo a polícia, o homem reagiu a prisão na Zona Sul da capital sergipana
Cotidiano| Por F5 News* 24/08/2019 18:00 - Atualizado em 25/08/2019 10:38

Um homem suspeito de liderar uma facção criminosa na Bahia morreu, neste sábado (24), durante uma operação entre Polícias da Bahia realizada em um bairro da zona Sul de Aracaju, em combate ao crime organizado. De acordo com a Polícia, o rapaz, que estava em um imóvel na região, reagiu ao mandado de prisão e entrou em confronto.

Durante a ação, denominada Operação O Iluminado, moradores, assustados, relataram nas redes sociais a ocorrência de vários tiros em um condomínio no bairro Atalaia com a presença da polícia. A operação das Polícia Militar e Civil da Bahia contou com envolvimento do Centro de Operações Especiais (COPE) de Sergipe.

Segundo informações divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública de Sergipe, após intervenção policial, Manoel Paulo Laurentino dos Santos, conhecido como Paulão, reagiu e foi atingido. Ele chegou a ser socorrido para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), mas não resistiu aos ferimentos. Uma arma de fogo e outros objetos foram apreendidos. Ainda conforme a SSP, a esposa dele e uma criança, filho do casal, estavam no imóvel, mas não sofreram ferimentos e foram liberados.

O homem é acusado de liderar a facção denominada BDM na região do baixo-sul da Bahia, atuando nas cidades de Presidente Tancredo Neves, Teolândia, Wenceslau Guimarães, Gandu, Ubaitaba e Ibirapitanga. Ele é apontado como o líder do tráfico de drogas e mandante de homicídios e outros crimes relacionados ao tráfico. O grupo seria responsável pelo homicídio de Romildo Domingos da Silva, o "Bobó" , carcereiro da Delegacia de Gandu, que foi decapitado no ano de 2017 em Teolândia, além de deflagrar disparos de arma de fogo que atingiram um policial militar da Bahia e avariou uma viatura durante diligências para prender um dos integrantes.

O serviço de inteligência da PM e da SSP de Pernambuco identificaram o suspeito no início da semana em Recife e que teria seguido para a capital sergipana na última quinta-feira (22). Em Aracaju, buscas foram realizadas por equipes de Sergipe e da Bahia a fim de cumprir mandado de prisão expedido pela Vara Crime de Gandu. O suspeito foi localizado residindo em um imóvel alugado na praia de Atalaia e estava em veículo blindado.

Ainda segundo as investigações, uma criança, Lucas de Jesus da Conceição, e o adolescente Adriel da Silva dos Santos morreram após serem atingidos por disparos, no dia 19 de julho deste ano em Gandu, em uma tentativa de homicídio da organização contra um criminoso de grupo rival. "Desde então as buscas contra o mesmo e sua súcia se intensificaram e os autores imediatos do crime foram a óbito no dia 31/07/2019 em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, após confronto com o BOPE (PMBA) no curso da intervenção para cumprimento de mandados de prisão contra os autores José Marcos Santos (Marquinhos) e Cristiano Oliveira dos Santos (Quinca)", informou a Polícia.

A investigação é uma operação conjunta da 5ª COORPIN (PCBA) e 60ª CIPM (PMBA), onde nesta fase contou com a participação do BOPE e COPPM da Polícia Militar da Bahia, Polícia Federal na Bahia e Serviço de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública da Bahia e Pernambuco. A operação O Iluminado faz alusão à origem grega do nome Lucas, criança que foi vítima da quadrilha, em desarticulação na cidade de Gandu-BA.

*Com informações divulgadas pela SSP-SE

Mais Notícias de Cotidiano
18/09/2019 19:55 Prefeitura divulga nova pesquisa de preços dos combustíveis em Aracaju
Menor preço encontrado para a gasolina comum foi de R$ 4,250
18/09/2019 19:25 São Cristóvão vence prêmio nacional de Cidades Sustentáveis
A premiação ocorreu em São Paulo, nesta quarta-feira (18)
18/09/2019 19:10 Latam vai ampliar frequência de voos de Aracaju para Guarulhos
A partir de outubro, serão 14 voos semanais; dois voos diários regulares
18/09/2019 18:19 Lagarto: homem apontado como autor de violência doméstica é preso
O suspeito responderá por tentativa de feminicídio contra a ex-mulher
18/09/2019 18:11 Suspeito de feminicídio é preso em Brejo Grande (SE)
Crime ocorreu no povoado Mulatas, na zona rural do município, na semana passada