Surto de caxumba faz escola suspender aulas em Aracaju (SE)
Cotidiano 09/03/2018 15:30 - Atualizado em 09/03/2018 15:35

Por F5 News

Um surto de caxumba levou uma escola da rede particular de ensino, em Aracaju (SE), a suspender as aulas de algumas turmas por 10 dias. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (09) pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). De acordo com as informações, quinze alunos foram afetados pela infecção e uma nota técnica foi enviada a todas as escolas e unidades de saúde da capital.

Segundo a SMS, o Ministério da Saúde não determina a suspensão de aulas. “Ele orienta apenas a manter os alunos com sintomas da doença em casa, arejar as salas, deixando portas e janelas abertas, e desinfetar o local com álcool 70º”, disse o assessor de comunicação da SES, Victor Vieira.

O assessor disse ainda que, ao ser notificada, a SMS enviou imediatamente uma equipe de vigilância à escola e passou todas as orientações junto à direção.

Caxumba

A caxumba é uma infecção viral aguda, contagiosa, transmitida por meio da saliva. Os principais sintomas são febre, dor e aumento de volume de uma ou mais glândulas salivares e, às vezes, glândulas sublinguais ou submandibulares. Pode atingir qualquer tecido glandular e nervoso, sendo mais comum em crianças e adolescentes.

Em um terço dos casos, a infecção não apresenta sintomas (assintomática) e adquire maior gravidade após adolescência, sendo a meningite e a epidídimoorquite duas importantes manifestações da doença. A caxumba, também conhecida como Papeira, é uma doença de distribuição universal, de alta morbidade e baixa letalidade, aparecendo sob a forma endêmica ou surtos.

Prevenção

A vacinação é a única maneira de prevenir a doença. O Sistema Único de Saúde oferta gratuitamente a vacina Tríplice Viral, disponível em todas as 44 unidades básicas de saúde de Aracaju. A doença geralmente acomete crianças e adolescentes e esses surtos acontecem em pessoas que não cumpriram corretamente o calendário de vacinação.

Mais Notícias de Cotidiano
19/05/2018 18:00 Identificados os nomes dos oito mortos na operação Rubicão
Três suspeitos foram presos pelo assassinato do capitão Oliveira
19/05/2018 17:00 Gol suspende voo de Aracaju Buenos Aires
Motivo está relacionado à concessão de benefício de redução ICMS
19/05/2018 14:47 Huse prepara área especial para atender vítimas do acidente
Ônibus de turismo com 40 pessoas seguia para Canindé
19/05/2018 14:35 Homem é preso acusado de estuprar enteada
Crime ocorreu em 2011, quando a vitima tinha apenas seis anos
19/05/2018 09:00 Ministério da Saúde lança campanha para doação de leite materno
O objetivo é incentivar mães que amamentam a serem doadoras