STF diz não à aposentadoria compulsória para ex-governadores de SE
Ação tramitava no Supremo há cinco anos Cotidiano | Por F5 News 14/06/2018 16h58 - Atualizado em 15/06/2018 10h49Em decisão unânime, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) julgou procedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade 4544 ajuizada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) contra o artigo 263 da Constituição do Estado de Sergipe, que cria pensão vitalícia para ex-governadores.
O artigo garante a quem ocupa o cargo de governador pelo período mínimo de seis meses, a título de representação, uma pensão mensal e vitalícia igual aos vencimentos do cargo de desembargador do Tribunal de Justiça, ou seja, de mais de R$ 30 mil mensais.
O relator, ministro Roberto Barroso, explicou que a matéria “já é pacifica” e que o Supremo tem derrubado essas normas “por violação ao princípio da igualdade, ao princípio republicano e ao princípio democrático”.
A Ação tramitava no Supremo há cinco anos.
Autor de um Projeto de Emenda a Constituição (PEC 01/2017) que pretende extinguir o artigo 263, o deputado estadual Georgeo Passos, Rede, comemorou a decisão do Supremo.
“Essa ação proposta pela OAB e a decisão proferida pelo STF são importantes na luta para acabar com essa anomalia, onde esses ex-governadores recebem uma gorda pensão sem terem contribuído por ela, pelo simples fato de terem exercido um mandato concedido pelo povo. Sergipe é um dos poucos Estados do Brasil em que ainda subsistia este benefício”, afirmou.
O artigo 26 da Lei nº 9.868/1999 assevera que é possível a interposição de embargos declaratórios contra a decisão mencionada. Por isso, Georgeo garante que apesar da vitória obtida no Supremo é preciso se mobilizar para acabar de vez com essas pensões.
“É isso que nossa PEC pretende fazer. Mas, infelizmente, desde o ano passado que o projeto aguarda a tramitação na Assembleia Legislativa. Esperamos que com essa decisão os colegas de parlamento entendam a importância de acabar com essas aposentadorias”, disse.
*Com informações do STF
A medida foi interrompida por mais 90 dias após o MPSE apontou riscos à eficácia da investigação
Pós-graduação stricto sensu é voltado para formação de pesquisadores e a elaboração de estudos
A apresentação será neste sábado (30), às 13h, na Igreja do Rosário dos Pretos
Colisão na rótula do conjunto João Alves também resultou em danos materiais
Ele estava sendo procurado desde agosto deste ano quando fugiu para Sergipe