Sergipe adere às ações do mutirão nacional de plantio de árvores | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe adere às ações do mutirão nacional de plantio de árvores
Iniciativa ocorre em 14 estados; em Sergipe, 15 municípios aderiram ao projeto
Cotidiano | Por Agência Sergipe de Notícias 18/09/2019 18h10


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), e da Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (SERHMA), aderiu ao Mutirão Nacional de Plantio de Mudas de Árvores, em comemoração ao dia da árvore, que acontece em 14 estados brasileiros. O mutirão para plantio e distribuição de mudas nos municípios sergipanos é realizado entre os dias 16 a 29 de setembro.

O projeto inclui a oferta e a entrega de mudas para os 15 municípios sergipanos que aderiram à ação. A ideia principal é plantio de árvores nas praças, ruas, quintais, propriedades rurais, áreas degradadas e às margens de rios. 

Os municípios que aderiram ao mutirão Nacional de Mudas foram Aquidabã, Aracaju, Arauá, Canindé do São Francisco, Capela, Carmópolis, Divina Pastora, Gararu, Itaporanga D’Ajuda, Laranjeiras, Pirambu, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Socorro, Rosário do Catete e Telha, que também aderiram ao projeto Arborizar – SE.

“Nós temos a expectativa que sejam plantadas por volta de cinco mil mudas só em Sergipe, por esse projeto, juntando ao Arborizar-SE, que visa resgatar o bioma das cidades sergipanas e inseri-lo à paisagem urbana das regiões, o que contribui para mudar o quadro atual de arborização dos municípios e preservar nosso meio ambiente”, afirma o superintendente de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Ailton Rocha.

Deso doa mudas em todo o estado

A Companhia de Saneamento de Sergipe - Deso é uma das parceiras do mutirão e está doando 800 mudas para o município de Laranjeiras, que aderiu ao projeto e será plantado em duas Áreas de Preservação Permanente, APPs. Parte das mudas vai para a comunidade Pai Obá e a outra para a Floresta do Ibura, ambas remanescentes de Mata Atlântica. 

Também em uma das ações comemorativas aos 50 anos da empresa, a Deso irá doar a todos os 75 municípios do estado 50 mil mudas com o objetivo de conscientização da população sobre a importância da preservação do meio ambiente, de ter uma cidade mais arborizada e limpa em prol da qualidade de vida de todos.

“Essa é mais uma das ações dos 50 anos da empresa. Esse projeto das 50 mil mudas, prevê que até dezembro desse ano essas mudas sejam distribuídas em todos os municípios sergipanos. A gente trabalha também em parceria com os Comitês de Bacias Hidrográficas, de forma que eles possam nos ajudar a promover esse projeto de educação ambiental. O propósito da Deso, além de fomentar a educação ambiental, é prover um replantio dessas áreas remanescentes, levando mais qualidade de vida para os sergipanos”, disse o coordenador de Educação Ambiental, José Jorge Silva Santos.

Programação do mutirão em alguns municípios

Nesse movimento foram incluídas as Unidades de Conservação estaduais, como a Área de Proteção Ambiental Morro do Urubu, em Aracaju. Foram doadas mais de 120 mudas para comunidade do entorno realizar o plantio no dia 21 de setembro, às 15h.

No monumento natural Grota do Angico, localizado entre Poço Redondo e Canindé de São Francisco, o projeto vai efetuar, em conjunto com a Secretaria Municipal de Agricultura, Água e Meio Ambiente, um plantio de mudas nativas da Caatinga e o evento acontecerá no dia 19 de setembro, às 8h.

No Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco, localizado em Capela, vai realizar ações em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Está inclusa na ação a Trilha Ecológica e Plantio de mudas Nativas do bioma Mata Atlântica,  evento que  acontece no próximo dia 21, às 9h.

Mais Notícias de Cotidiano
Ana Lícia Menezes/PMA
27/03/2024  20h13 PMA inaugura reforma nas avenidas Ivo do Prado, Rio Branco e Otoniel Dória
Para a obra, foram investidos mais de R$ 13,5 milhões
Divulgação
27/03/2024  19h15 Igrejas evangélicas celebram a Páscoa com programação especial em Aracaju
Entre as atividades estão os musicais, o Sermão do Monte e o Auto da Páscoa
 SES/Ilustrativa
27/03/2024  18h30 Saúde reforça importância da prevenção contra o câncer de colo de útero
Papanicolau e a testagem molecular estão entre as principais formas de prevenção
Michael Melo/Metrópoles/Ilustrativa
27/03/2024  18h08 Aeroporto de Aracaju terá aumento na movimentação durante a Páscoa
Houve um acréscimo de 11% na oferta de assentos e de 15% no total de operações
Ascom Emsurb
27/03/2024  17h46 Feira de Pescados segue até sexta na praça dos mercados centrais
O consumo de peixes aumenta consideravelmente na época da Semana Santa

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado