Sergipano ganha ouro da Olimpíada Brasileira de Astronomia
Enzo Rafael estuda no ensino médio do Centro de Excelência Atheneu Sergipense Cotidiano | Por Agência Sergipe 24/01/2019 19h31Enzo Rafael Prado Maia Santos, aluno da 2ª série do ensino médio no Centro de Excelência Atheneu Sergipense, foi medalhista de ouro da 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), competição aberta a estudantes de todo País realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira. na última quarta, Enzo foi recebido pelo secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, professor Josué Modesto.
Acompanhado do gestor escolar do Atheneu e da professora de Física da escola, Daniel Lemos e Helena de Oliveira, o estudante Enzo Rafael relatou ao secretário da Educação a experiência de ter participado - e conquistado medalha de ouro -, da OBA 2018, que é realizada em uma única fase, na qual os estudantes das escolas inscritas respondem uma prova objetiva com questões sobre Astronomia e Astronáutica.
“Essa conquista me deixa realizado e feliz”, contou Enzo, ao receber do secretário Josué Modesto a medalha de ouro que lhe foi conferida pela Sociedade Astronômica Brasileira. De acordo com Daniel Lemos, Enzo é um entusiasta do estudo da Astronomia no Atheneu Sergipense, sendo um dos responsáveis pela criação do Grupo de Astronomia e Singulares, “com o qual promove palestras e organiza discussões com os colegas”, diz.
“A partir do aprofundamento dos estudos da Física, fui despertando o interesse pela Astronomia, que me fascinou. Quando pensamos que somos gerados no núcleo das estrelas, da poeira cósmica, isso é muito poético”, explicou Enzo, ao destacar que pretende dar continuidade aos estudos astronômicos no curso de graduação de nível superior de Astrofísica, na USP.
Feliz com a constatação de mais uma conquista importante de aluno da Rede Estadual de Ensino, Josué Modesto parabenizou o jovem Enzo e desejou-lhe sucesso em sua jornada acadêmica. “Que a história do Enzo Rafael e dos professores que o orientaram sirva de exemplo às demais escolas de nossa rede. É sempre muito gratificante essa troca de experiências”, destacou o secretário estadual da Educação.
A OBA objetiva fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, além de promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciência, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.
Especialistas apontam que alimentos servidos nas mesas de Natal podem aumentar o risco de ficarmos doentes. Saiba como evitar as infecções
Capital sergipana deve ter dia com céu aberto e baixa possibilidade de chuva
Suspeito estava foragido desde novembro e continuou ameaçando a vítima
Estação promete calor intenso no Hemisfério Sul e agravamento da seca no estado
Medida amplia de 603 para 625 veículos para atender ao aumento de até 75% na demanda de passageiros