Sem previsão de repasse, hospitais filantrópicos de Aracaju ameaçam parar | F5 News - Sergipe Atualizado

Sem previsão de repasse, hospitais filantrópicos de Aracaju ameaçam parar
Cotidiano 06/11/2017 13h57 - Atualizado em 07/11/2017 06h42


Por Fernanda Araujo

Com o atendimento comprometido e ainda sem perspectiva de pagamento dos repasses atrasados da Prefeitura de Aracaju, os três hospitais filantrópicos que prestam serviço para o Sistema Único de Saúde na capital sergipana podem suspender os serviços. A direção das unidades se reuniu nesta segunda-feira (6) para discutir o assunto e decidiu manter as atividades conforme situação financeira de cada hospital.

O Município chegou a fazer um acordo com os hospitais para a regularização dos repasses que estavam atrasados, quando seria depositada a primeira parcela até o final do mês passado. Porém, a prefeitura não conseguiu cumprir o acordo, segundo a administração, por dificuldades financeiras.

As finanças no hospital São José seguem abaladas, segundo sua assessoria jurídica. A advogada da unidade, Carolina Teixeira, afirma que o hospital está com dificuldades em manter o atendimento e o pagamento de fornecedores. “As dívidas permanecem, a prefeitura permanece em silêncio, sem se manifestar com relação à previsão dos pagamentos”, critica Teixeira, que participou da reunião hoje com os diretores dos hospitais.

No Hospital Cirurgia os anestesiologistas permanecem paralisados e os procedimentos cirúrgicos suspensos desde a última quarta-feira (1). O atendimento também foi interrompido para novos pacientes. “Não estamos recebendo transferências do SUS, nem fazendo novos internamentos. Não há condição de receber novos pacientes”, informa a assessoria de comunicação, acrescentando que são mais de R$ 2 milhões em atraso.

O Santa Isabel também enfrenta dificuldades. Segundo a assessoria, são cerca de R$ 5,7 milhões em dívida, dos fundos Estadual e Municipal de Saúde. A maternidade realiza cerca de 30 partos por dia.

“O hospital e maternidade continuarão mantendo os serviços até onde tenham condições de manter os recursos. A partir do momento que os insumos acabarem e não tivermos condições de fazer o pagamento aos prestadores, não teremos condições de atender a população e iremos fechar as portas. Sem os materiais e insumos necessários não teremos como prestar atendimento com segurança e qualidade”, diz a assessoria, acrescentando que sexta passada foi enviado ofício para o Estado, Município e Ministério Público solicitando novo posicionamento.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a prefeitura ainda não tem previsão para o pagamento e, diante da queda de recursos federais, a prioridade é com o pagamento de pessoal e o abastecimento das unidades básicas de saúde com medicamentos. “A secretaria está correndo atrás para poder quitar da maneira melhor e mais rápida possível”, afirma a assessoria da pasta.

Mais Notícias de Cotidiano
Ana Lícia Menezes/Agência Aracaju
23/04/2024  16h33 Segunda parcela do Pé-de-Meia será paga a 2,5 milhões de estudantes
Valores serão pagos a quem alcançou frequência média de 80% nos três meses letivos
BPRv/ Divulgação
23/04/2024  15h49 Morre a quinta vítima do acidente na SE-270 em Lagarto
A criança de cinco anos faleceu após passar vários dias internada no Huse
TV Globo/Reprodução
23/04/2024  15h41 Linn da Quebrada anuncia pausa na carreira para tratar doença. Leia!
A equipe da cantora publicou um comunicado oficial sobre a decisão e explicou o motivo
Adilson Andrade
23/04/2024  15h08 UFS é condenada por transfobia: instituição informa futuras medidas
Condenação ocorreu após usar "nome morto" de travesti em matrícula da universidade
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
23/04/2024  12h05 Fortes pancadas de chuva voltam a atingir Aracaju e causam alagamentos
Nos últimos sete dias, o volume acumulado na capital sergipana é de 160mm

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado