Seguradoras piratas estão na mira do Ministério Público de SE | F5 News - Sergipe Atualizado

Seguradoras piratas estão na mira do Ministério Público de SE
Consumidores lesados por proteção veicular devem recorrer ao MPE
Cotidiano | ​Por Fernanda Araujo 22/05/2018 12h45 - Atualizado em 22/05/2018 13h15


O Ministério Público de Sergipe instaurou um inquérito civil para investigar empresas no estado que se denominam associação de proteção veicular, mas que, na verdade, não têm garantido os serviços prometidos ao consumidor. O assunto foi debatido em audiência nesta terça-feira (22) e,  de acordo com a Promotoria do Consumidor, esse é o pontapé inicial para frear a atuação irregular.

A denúncia partiu do Sindicato dos Corretores de Seguros de Sergipe (Sincor-SE) e, conforme os relatos de representantes da entidade e do Sindicato das Seguradoras (Sindiseg), há vários registros dessa prática no estado, sobretudo na capital sergipana, sendo ainda uma concorrência desleal quando o valor cobrado pelas seguradoras piratas é irrisório.

“Estimamos que tenham muitas associações desse tipo. Temos conhecimento público de pelo menos algumas lesões ao consumidor de divulgações que foram feitas a programas de rádio, TV e seguradoras”, afirma Kleber Souza, da diretoria do Sindiseg, ressaltando ainda que essas associações não são legalizadas, tendo em vista que não possuem registro na Superintendência de Seguros Privados (Susep).

De acordo com informações dos sindicatos, o consumidor acaba sendo lesado por essas associações. Quando em casos de acidente de automóvel, por exemplo, a empresa não tem condições de indenizar, embora prometam a cobertura, ou ainda “maquiam” o conserto do veículo com peças usadas, ou o serviço é mal executado. Ainda conforme a denúncia, essas associações não são fiscalizadas e incorrem também em problemas tributários.

“O consumidor, ao adquirir uma proteção veicular através de uma associação dessas, na maioria das vezes, acredita estar comprando seguro e só vem saber realmente o que está comprando de fato no momento do sinistro. Vamos fazer levantamento principalmente das vítimas e trazer ao Ministério para que dê sequência ao processo”, destaca Souza.

De acordo com a promotora Euza Missano, a promotoria já possui a relação nominativa de algumas empresas e elas devem ser chamadas para as próximas audiências. Segundo ela, o MP instruiu inquérito para entender como esse comércio funciona no estado.

“A situação em Aracaju é grave porque, segundo os relatos, há uma proliferação dessas associações. A preocupação do MP é muito grande com relação à sanidade do mercado de consumo e a higidez da consciência do consumidor ao fazer esse contrato. Quem fiscaliza, quem gerencia, qual é o fundo de reserva, tudo isso o MP precisa saber. Se for detectado que há irregularidade, vamos recorrer ao Poder Judiciário”, explica Missano.

O consumidor que se sentir lesado pela prática, segundo orientação da promotora, deve recorrer ao MPE para subsidiar os autos do inquérito civil.

Mais Notícias de Cotidiano
PMA/Reprodução
17/04/2024  18h30 Dez novos ônibus são integrados ao transporte público da Grande Aracaju
Outras empresas do transporte coletivo também devem entregar novos veículos em breve
Divulgação
17/04/2024  18h20 Ambulatório de Hospital Cirurgia completa um ano em novo espaço
Unidade no Siqueira Campos fez mais de 50 mil atendimentos e tem 39 consultórios
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
17/04/2024  18h00 Meteorologia alerta para chuvas intensas no Nordeste até o dia 24
Previsão indica predomínio de tempo úmido e com chuvas em grande parte da região
SMS Aracaju
17/04/2024  16h45 Prefeitura orienta população sobre controle do caramujo africano
Saiba como lidar com a presença do vetor nas residências e cuidados a serem tomados
Energisa/Ilustrativa
17/04/2024  16h45 Energisa Sergipe terá mudança na tarifa com efeito de +1,43% em residências
Os novos valores entrarão em vigor a partir da próxima segunda-feira (22) no estado

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado