Sergipe
Saiba como se cadastrar no serviço de alerta da Defesa Civil
Cotidiano| Por Agência Brasil 11/02/2019 15:46

O Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil da Secretaria de Estado da Assistência, Inclusão e Trabalho (Depec/Seit) emitiu, na última semana, através de SMS, um alerta de chuvas intensas para toda a capital sergipana e municípios do interior. Através destes alertas, a população de todo o estado podem se antecipar em casos de previsão de ocorrências atípicas, principalmente aqueles que vivem em áreas de risco, recebendo avisos sobre inundações, alagamentos, temporais e deslizamentos de terra. 

O serviço desenvolvido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e órgãos de Defesa Civil segue o exemplo de países como Canadá, Bélgica, Chile e Japão e já foi instituído em estados do Sul, Sudeste e Centro-oeste do Brasil. Desde que chegou a Sergipe, em fevereiro de 2018, cerca de 30 mil celulares já foram cadastrados para receber alertas de desastres naturais, segundo levantamento feito pela Defesa Civil Estadual, junto ao banco de dados do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) - responsável pelo envio dos torpedos. 

O sistema é gratuito tanto para a população, quanto para o governo do Estado, conforme estabelece a Lei Federal n° 12.983, de 02 de junho de 2014. Seu papel fundamental é auxiliar os órgãos de Defesa Civil na prevenção e na redução dos impactos causados por desastres naturais.  

O secretário executivo do Depec, major Luciano Queiroz, explicou como é o funcionamento do sistema em Sergipe. “É uma parceria junto ao governo federal, através da qual emitimos alertas às comunidades que querem receber, tanto informações sobre chuvas, quanto de deslizamentos, alagamentos e inundações. Temos parceria também com outros órgãos. como o Centro de Meteorologia de Sergipe, o Cenad e o Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que nos informam sobre um possível alerta meteorológico, para que possamos disparar os alertas para os números cadastrados”, disse. 

A bacharel em direito, Érica Cristina dos Santos, moradora do município de Nossa Senhora do Socorro, disse que soube há pouco tempo do sistema de alerta da Defesa Civil e não perdeu tempo para se cadastrar. “Eu estou satisfeita em saber que o estado dispõe desse sistema. Agora podemos ficar sempre atualizados sobre qualquer risco de desastres naturais e tomar medidas que nos protejam de acidentes”, comentou.

Passo a passo

Para fazer o cadastramento e receber os alertas da Defesa Civil, o cidadão deverá acessar o campo de mensagens (SMS) do celular, e na indicação do destinatário incluir o número 40199. Em seguida, no corpo da mensagem, deverá ser colocado o CEP da região em que reside ou sobre a qual deseja obter informações. Após enviar a mensagem, em alguns segundos, o usuário receberá uma mensagem de confirmação. Caso algum dado tenha sido digitado de maneira equivocada, o sistema informará o problema e será possível refazer o cadastro.

Caso o cidadão mude de endereço, poderá enviar [também para o número 40199] a mensagem SAIR e, em seguida, cadastrar o novo CEP. Além disso, o sistema permite que mais de um CEP seja cadastrado.

Mais Notícias de Cotidiano
15/02/2019 17:59 Banese parcela contas de água, luz e telefone em até 12 vezes
Nova linha de crédito oferece também parcelamento de IPVA, IPTU, DARF e DAM
15/02/2019 15:04 Justiça nega liminar para deslocamento ou extinção da feira do Castelo Branco
A feira livre funciona no local, todas as sextas-feiras, há mais de dez anos
15/02/2019 14:59 Castramóvel auxilia no controle populacional de animais na Sementeira
A ação foi motivada pelo grande número de gatos encontrados dentro do parque
15/02/2019 12:05 Oncologista reforça importância do diagnóstico precoce do câncer infantil
Com a evolução do tratamento, muitos pacientes conseguem a cura
15/02/2019 10:56 Mulher é presa por agenciar menina de 13 anos para prostituição em SE
Jovem saiu com pelo menos seis homens num intervalo de um mês