Rompimento da barragem de Pedro Alexandre não deve afetar Sergipe
BR 235 encontra-se interditada, mas não há risco potencial para o estado
Cotidiano| Por F5 News 11/07/2019 17:30 - Atualizado em 12/07/2019 13:25

Na manhã desta quinta-feira (11), por volta das 11h, uma barragem do Rio do Peixe se rompeu entre o município de Pedro Alexandre e Coronel João Sá, no povoado Quati na Bahia, devido a uma chuva de cerca de 100 mm nas últimas 24 horas, inundando residências na região.

Devido ao incidente, a BR 235, que passa por Sergipe, encontra-se interditada na região. A Polícia Rodoviária Federal está dando apoio no município baiano de Coronel João de Sá, que faz divisa com o município de Carira, onde as ruas correm perigo de serem devastadas pela lama e água da barragem, que começaram a chegar na região nesta tarde.

Em Itaporanga, a Defesa municipal chegou a emitir um alerta aos moradores de regiões próximas ao rio Vaza Barris sobre a possibilidade de serem atingidos. Posteriormente, a prefeitura comunicou que foi informado pela Defesa Estadual que o rompimento não chega a grandes proporções. "As Secretarias continuam de prontidão caso haja quaisquer incidentes ocasionados pelas fortes chuvas", informou.

De acordo com a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), o abastecimento de água de municípios sergipanos vizinhos não corre risco de ser afetado.

As equipes técnicas da Defesa Civil Estatual informam que avaliaram a situação e, por se tratar de uma estrutura de pequeno porte, o rompimento não oferece risco potencial para Sergipe. “Ainda que as águas cheguem ao Vaza Barris, elas devem ser diluídas ao longo do curso do rio, sem grandes alterações nos níveis”, explicou cel. Alexandre, diretor do Depec, por meio de nota.

Conforme a nota, o governo de Sergipe foi informado que as equipes de segurança da Bahia seguem monitorando todas as áreas do entorno da barragem, assim como fazem as equipes de Defesa Civil em Sergipe em relação aos municípios que margeiam o rio.

Em Sergipe

Como já foi noticiado mais cedo, cinco barragens do interior do Estado estão em situação de alerta quanto ao nível de água, segundo nota pública emitida pelo Governo de Sergipe nesta quinta-feira, (11), mas em nenhuma delas há risco de rompimento, como ocorreu em Pedro Alexandre, na Bahia. Em uma barragem, o risco de vertimento é mínimo.

A Defesa Civil reforça a orientação de busca por locais seguros e de informar casos de emergências pelo número 199 na capital e 193 nos demais municípios.

Mais Notícias de Cotidiano
23/07/2019 09:06 Estelionatários acusados de fraudar empréstimos são presos em Sergipe
Até o momento, foram identificadas dez vítimas dos criminosos, segundo a SSP
23/07/2019 08:11 Dermatologista tira dúvidas sobre calvície e queda de cabelo
É frequente observar casos que se iniciam logo após a puberdade
23/07/2019 08:05 Fundat anuncia a oferta de novas vagas de emprego
23/07/2019 07:50 Operação policial prende grupo criminoso na zona Sul de Aracaju
Quadrilha era responsável por roubo e desmanche de motos na capital
22/07/2019 21:00 Casa Sílvio Romero, em Lagarto, será reformada com recurso federal
Setur e Cehop assinam termo de cooperação técnica para obras no espaço