Rompimento da barragem de Pedro Alexandre não deve afetar Sergipe | F5 News - Sergipe Atualizado

Rompimento da barragem de Pedro Alexandre não deve afetar Sergipe
BR 235 encontra-se interditada, mas não há risco potencial para o estado
Cotidiano | Por F5 News 11/07/2019 17h30 - Atualizado em 12/07/2019 13h25


Na manhã desta quinta-feira (11), por volta das 11h, uma barragem do Rio do Peixe se rompeu entre o município de Pedro Alexandre e Coronel João Sá, no povoado Quati na Bahia, devido a uma chuva de cerca de 100 mm nas últimas 24 horas, inundando residências na região.

Devido ao incidente, a BR 235, que passa por Sergipe, encontra-se interditada na região. A Polícia Rodoviária Federal está dando apoio no município baiano de Coronel João de Sá, que faz divisa com o município de Carira, onde as ruas correm perigo de serem devastadas pela lama e água da barragem, que começaram a chegar na região nesta tarde.

Em Itaporanga, a Defesa municipal chegou a emitir um alerta aos moradores de regiões próximas ao rio Vaza Barris sobre a possibilidade de serem atingidos. Posteriormente, a prefeitura comunicou que foi informado pela Defesa Estadual que o rompimento não chega a grandes proporções. "As Secretarias continuam de prontidão caso haja quaisquer incidentes ocasionados pelas fortes chuvas", informou.

De acordo com a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), o abastecimento de água de municípios sergipanos vizinhos não corre risco de ser afetado.

As equipes técnicas da Defesa Civil Estatual informam que avaliaram a situação e, por se tratar de uma estrutura de pequeno porte, o rompimento não oferece risco potencial para Sergipe. “Ainda que as águas cheguem ao Vaza Barris, elas devem ser diluídas ao longo do curso do rio, sem grandes alterações nos níveis”, explicou cel. Alexandre, diretor do Depec, por meio de nota.

Conforme a nota, o governo de Sergipe foi informado que as equipes de segurança da Bahia seguem monitorando todas as áreas do entorno da barragem, assim como fazem as equipes de Defesa Civil em Sergipe em relação aos municípios que margeiam o rio.

Em Sergipe

Como já foi noticiado mais cedo, cinco barragens do interior do Estado estão em situação de alerta quanto ao nível de água, segundo nota pública emitida pelo Governo de Sergipe nesta quinta-feira, (11), mas em nenhuma delas há risco de rompimento, como ocorreu em Pedro Alexandre, na Bahia. Em uma barragem, o risco de vertimento é mínimo.

A Defesa Civil reforça a orientação de busca por locais seguros e de informar casos de emergências pelo número 199 na capital e 193 nos demais municípios.

Mais Notícias de Cotidiano
Marcele Cristianne/Secom
18/04/2024  18h09 Procon Aracaju pesquisa os preços de 37 tipos de plantas
Levantamento ocorreu em 5 estabelecimentos, com espécies frutíferas e ornamentais
Pixabay/Ilustrativa
18/04/2024  17h49 Filho é preso em flagrante por ameaçar e agredir a mãe em Estância
Ele responde a 7 inquéritos por violência doméstica contra a mãe e a ex-companheira
Freepik/Gerada por IA
18/04/2024  17h19 Festival colaborativo de criatividade oferta cursos gratuitos em Aracaju
O evento será neste fim de semana, em alusão ao Dia Mundial da Criatividade
Marcelo Camargo/Agência Brasil
18/04/2024  17h11 Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente
A Polícia Federal detectou uma tentativa de invasão do ambiente de rede
BPRv/Reprodução
18/04/2024  16h28 Vídeo: Caminhão tomba na SE-170 entre Lagarto e São Domingos, mas sem vítimas
A equipe de remoção foi chamada para o local para realizar a retirada do caminhão

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado