Salles confirma hipótese de que óleo de barris tem relação com o das manchas | F5 News - Sergipe Atualizado

Salles confirma hipótese de que óleo de barris tem relação com o das manchas
Do aeroporto de Aracaju, ministro seguiu para a Universidade Federal de Sergipe
Cotidiano | Por F5 News 16/10/2019 17h25 - Atualizado em 17/10/2019 07h50


O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, chegou à capital  sergipana por volta das 17h desta quarta-feira (16) em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Em dez dias, esta é a segunda vez que ele se dirige a Sergipe para tratar das manchas de petróleo que têm aparecido por toda a costa do Nordeste brasileiro deste o início de setembro.

Ainda não se sabe o objetivo desta segunda visita. A assessoria de imprensa do ministro informou apenas que ele seguiria direto do aeroporto para a Universidade Federal de Sergipe (UFS). Na semana passada, foi divulgada a informação de que um laudo feito pela instituição sergipana concluiu que o óleo que estava dentro de barris descobertos no litoral do estado é o mesmo das manchas de petróleo, contradizendo o laudo apresentado pela Marinha de que não se tratava do mesmo material.

Hoje em sua visita à UFS, ele confirmou "a hipótese de que este óleo dos barris tem, sim, relação com óleo encontrado nas diversas manchas encontradas no litoral que, portanto, dão mais uma condição, mais um elemento para a investigação que está sendo muito bem feita pela Marinha do Brasil sobre a origem desse fato que é o derramamento de óleo", disse Salles à imprensa. 

Ele prosseguiu afirmando que todos estão trabalhando em conjunto - " inclusive foi mencionado aqui pelo professor que os técnicos da Marinha colaboraram para com esse trabalho feito por ele aqui", prosseguiu, em alusão ao professor doutor Alberto Wisniewski Junior, do Grupo de Pesquisa em Petróleo e Energia da Biomassa (PEB), instituído no Departamento de Química da UFS.  

 "Não há divergência nem da metodologia, tampouco dos esforços aqui", disse o ministro, para quem o que existe é "uma somatória de capacidades de conhecimentos". Segundo ele, esse avanço propiciou um cenário a aprimorar a investigação  - "Quais são as condições que podemos avançar para determinar quem é o responsável pelo derramamento desse óleo venezuelano no litoral brasileiro". 

No início da manhã, Ricardo Salles sobrevoou áreas afetadas pelo óleo na Bahia e esteve reunido com autoridades ambientais e da Marinha do estado vizinho. Em mensagem no Twitter, o ministro disse que o sobrevoo visava "acompanhamento das manchas e equipes de recolhimento" e acrescentou que iria visitar também "outras localidades".

(Atualizada para acréscimo de informações)

 

 

 

Mais Notícias de Cotidiano
Reprodução Huse
24/04/2024  06h00 Motos representam 73,4% das vítimas de acidente de trânsito no Huse
Até o último dia 20, 1.326 vítimas de acidentes em duas rodas chegaram ao hospital
Redes sociais/Reprodução
23/04/2024  19h00 Confira tipos de seguros que protegem seus bens em caso de chuva
Sergipanos contrataram mais seguros entre janeiro de 2023 e janeiro de 2024
Freepik/Ilustrativa
23/04/2024  18h34 Inscrições para professores e alunos realizarem intercâmbio estão abertas
As vagas para Colômbia e Cabo Verde estão disponíveis até às 17h do dia 30 de abril
SSP/Ilustrativa
23/04/2024  18h32 Suspeito de duplo homicídio em Ribeirópolis é preso e confessa crime
Ele é suspeito de envolvimento na morte de um casal, em 22 de janeiro de 2023
SSP/Ilustrativo
23/04/2024  18h30 Suspeitos de tráfico morrem em confronto com a polícia em Estância
investigação teve início há cerca de três meses, é um desdobramento da Operação Narke

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado