Protesto de marchantes em frigorífico deixa municípios sem carne | F5 News - Sergipe Atualizado

Abate
Protesto de marchantes em frigorífico deixa municípios sem carne
Manifestantes cobram a reabertura do matadouro municipal de Itabaiana
Cotidiano | Por Will Rodriguez e Fernanda Araujo 15/02/2019 09h50 - Atualizado em 15/02/2019 14h56


Marchantes que atuavam no matadouro municipal de Itabaiana, no agreste de Sergipe, bloquearam o acesso a um frigorífico particular daquela cidade. A manifestação começou a afetar a distribuição de carnes para municípios do interior sergipano nesta sexta-feira (15).

A mobilização é realizada desde a quinta-feira (14) e pede a reabertura do abatedouro fechado após a operação Abate Final, que desarticulou um esquema de desvio de recursos no estabelecimento. Como F5 News mostrou em primeira mão, na semana passada, os marchantes acusaram o frigorífico Serrano de interferir para dificultar o retorno do funcionamento do matadouro público.

“Se não formos recebidos por representantes do governo se comprometendo a resolver a situação dos marchantes e boiadeiros, que estão sofrendo sem ter como trabalhar, vamos continuar protestando”, disse à reportagem Otacílio José Góis, representante dos marchantes. Segundo ele, os manifestantes também pretendem impedir o acesso a outro frigorífico na cidade de Propriá (SE).  

A direção do Serrano alegou que mercados e feiras livres de 20 municípios sergipanos, além da capital, já começam a sentir a falta da carne. O frigorífico particular diz não ter nada a ver com o problema dos matadouros no Estado. “O estabelecimento, que recebe em média 600 animais/dia, está com os currais vazios. Sem atividade nesta manhã, os funcionários estão de braços cruzados. Pedimos providências das autoridades”, diz em nota.

Desde novembro, o matadouro do agreste do estado está fechado por determinação do Município, após a prisão do prefeito afastado Valmir de Francisquinho e de secretários, investigados por desvio de taxas do estabelecimento.

A Prefeitura de Itabaiana se manifestou sobre a questão por meio de nota no começo da tarde, na qual diz que para a reabertura do Matadouro existem metas determinadas pelo Poder Judiciário a serem cumpridas. "Em face dos problemas encontrados, a prefeitura afirma estar em constante consonância com o Ministério Público para solucionar os problemas, na busca pela resolutividade imediata de pendências". 

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Arquivo F5News
19/04/2024  20h19 Advogado e conselheiro da OAB-SE se torna réu por estupro em Aracaju
Vítima diz que caso ocorreu em 27 de janeiro, após bloco
SMTT Aracaju/Reprodução
19/04/2024  17h42 Acidentes deixam motociclistas feridos em avenidas de Aracaju
Um ocorreu na Avenida Tancredo Neves e o outro na Avenida Euclides Figueiredo
SSP/Ilustrativo
19/04/2024  17h40 Suspeito de furtar arma de fogo de policial militar é preso em Sergipe
Além da arma, o policial também teve dinheiro e cartões subtraídos
SSP/Ilustrativo
19/04/2024  17h30 Polícia recupera celular de Influencer em Sergipe após roubo em SP
Foi recuperado após ela fazer críticas à corporação em suas redes sociais
Ascom/ SES
19/04/2024  15h33 Síndromes gripais: saiba como e onde procurar atendimento em Aracaju
Centro de Atendimento e Triagem da Síndrome Gripal de Aracaju é umas das opções

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado