Projeto profissionaliza pessoas com Síndrome de Down em Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Oportunidade para Todos
Projeto profissionaliza pessoas com Síndrome de Down em Aracaju
A Galera do Click, criada em São Paulo, chegou a Sergipe em janeiro deste ano
Cotidiano | Por Fernanda Araujo 21/03/2019 14h30 - Atualizado em 21/03/2019 18h45


Com um olhar atento às lentes da câmera, jovens com Síndrome de Down aprendem os conceitos e as técnicas de fotografia através do projeto Galera do Click, em Aracaju (SE). Manusear a máquina parece difícil, mas para essa galera o interesse ultrapassa qualquer limite ou condição.

A partir da iniciativa da fotógrafa Sandra Reis, que tem um filho com a síndrome e começou o projeto em São Paulo no ano de 2015, agora jovens com a mesma condição cognitiva em Sergipe passaram a ter aulas profissionalizantes de fotografia. Após a visita dela à capital a convite do Instituto Luminar ano passado, foi dado o pontapé em Aracaju e os resultados já aparecem.

Desde janeiro deste ano, 14 alunos participam pela primeira vez das aulas em conjunto com o instituto, Associação Sergipana dos Cidadãos com Síndrome de Down (Cidown) e fotógrafos profissionais voluntários. A primeira turma, alojada em uma sala do Yázigi, começa a se familiarizar com a máquina e tem apresentado evolução nas práticas, segundo o jornalista e fotógrafo Saulo Coelho, que articulou o projeto na capital.

“Já estamos na quinta ou sexta aula e a gente já sente a empolgação e o empenho deles. A gente percebe que eles se sentem valorizados. É uma forma de ensino bem mais específica, a gente tem que ter muito cuidado com o processo de aprendizagem, muita prática para que eles internalizem os conceitos e as técnicas, e tem sido uma experiência muito engrandecedora”, diz o coordenador.

Aracaju é o primeiro município fora da capital de São Paulo que recebeu o projeto com a premissa de treiná-los para o mercado de trabalho no ramo da fotografia. “Não é uma terapia ocupacional ou uma distração, mas um curso profissionalizante. O aprendizado é bom para todo mundo e para eles especialmente. Eles interagem com amigos, têm a chance de se manifestar, fazer perguntas, ser espontâneos. O feedback dos pais e do pessoal envolvido no apoio também é muito positivo”, ressalta Coelho.

Em São Paulo, o projeto evoluiu na ideia de levar os jovens ao mercado de trabalho. Segundo Saulo Coelho, alguns já fazem trabalhos fotográficos em eventos, formaturas e até em jogos de futebol, supervisionados pela professora.

“Estamos muito animados e a expectativa é que talvez no segundo semestre a gente já tenha algumas experiências profissionais e exposições das fotografias deles. Muitos já têm um traquejo maior com o manuseio da câmera, o uso das técnicas”, relata o fotógrafo.

A equipe responsável pelo projeto está em busca de apoio financeiro para a compra de equipamentos, câmeras fotográficas e impressoras. Qualquer pessoa ou empresa pode ajudar e se tornar parceiro na divulgação do projeto. A sede da ONG Iluminar fica à rua Poeta José Sales de Campos n° 794, sala 4, bairro Coroa do Meio. Informações: (79) 3021-0757 / 3223-1915 / 99146-3201.

Hoje às 14h, o projeto será divulgado numa audiência pública na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down que este ano tem como mote de campanha “Ninguém fica para trás”. Na Praça de Eventos 1 do Shopping Jardins, também em homenagem ao Dia, acontece a exposição da Cidown até domingo (24), com fotos de alunos que foram modelos fotográficos.

Mais Notícias de Cotidiano
Reprodução Redes Sociais
24/04/2024  12h03 Vídeo: peixes aparecem mortos no Rio do Sal, na Grande Aracaju
Fato surpreendeu e preocupou pescadores. Adema investigará o caso
Divulgação
24/04/2024  11h51 Monja Coen é confirmada no ‘Fórum Todos Juntos Contra o Câncer Norte e Nordeste’
Evento acontecerá nos dias 24 e 25 de julho, no Delmar Hotel, na Orla da Capital
Reprodução Redes Sociais
24/04/2024  09h08 Caminhão carregado de cerveja tomba e é saqueado pela população
Acidente aconteceu no km 163 da BR-101. PRF informou que não houve feridos
Divulgação SSP
24/04/2024  08h14 Suspeito de participar de tentativa de triplo homicídio é preso
Homem também teria participado do assassinato de um ex-conselheiro tutelar
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
24/04/2024  07h37 Mega-Sena acumula e prêmio do próximo sorteio vai para R$ 6 milhões
Quina teve 6 ganhadores. Dezenas sorteadas foram: 05 - 20 - 27 - 28 - 48 - 49 

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado