Poço Verde recebe a Brigada Itinerante Estadual de Combate à Dengue | F5 News - Sergipe Atualizado

Saúde
Poço Verde recebe a Brigada Itinerante Estadual de Combate à Dengue
A partir de quarta agentes farão trabalho em Canindé do São Francisco
Cotidiano | Por Saullo Hipolito* 14/10/2019 10h32 - Atualizado em 14/10/2019 11h01


A Brigada Itinerante Estadual de Combate à Dengue opera nesta segunda e terça-feira (14 e 15) em Poço Verde. A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), já capacitou 100 agentes de saúde que atuarão como apoio aos municípios no enfrentamento ao mosquito causador da Dengue, Zica e Chikungunya.

Na próxima quarta, quinta e sexta-feira (16, 17 e 18) será a vez do município de Canindé do São Francisco. A Força-tarefa tem o objetivo de eliminar os criadouros para impedir o ciclo de vida do mosquito Aedes Aegypti e reduzir, assim, a incidência das Arboviroses.

Aedes aegypti, um mosquito inteligente

O mosquito da dengue, apesar de parecido com a muriçoca ou pernilongo, tem suas particularidades. Enquanto a muriçoca desova cerca de 300 ovos de uma só vez na água, a fêmea do Aedes aegypti distribui seus ovos por lugares diferentes.

“A fêmea do Aedes é diferente e mais esperta, quando aparece numa lavanderia não desova apenas na água, ela coloca uma parte dos ovos na parede, procura outro criadouro e deposita outra parte, e vai espalhando sua desova para que o predador não consuma todos os seus ovos”, afirmou Edvaldo Maciel, supervisor da Brigada Itinerante.

Originalmente brancos, os ovos depositados na parede, em uma  ou duas horas, assumem a cor do local, numa camuflagem perfeita, dificultando serem vistos. “O morador não consegue ver, além de se camuflar, são minúsculos e, para destruí-los, só com a parte mecânica, esfregando com força o local com bucha e com água sanitária”, explicou o supervisor.

Esses ovos podem ficar na parede durante dois anos e, quando em contato com a água, nascerem perfeitos. “Há muita falta de conhecimento,  temos que mostrar que os ovos podem ficar ali por muito tempo, os ovos ficam só esperando o contato com a água para eclodir perfeitamente”, reforçou Maciel.

Outra questão importante é o acúmulo de lixo nos quintais. “É muito importante também a questão do lixo urbano como copos descartáveis, caixinha de ovo, que estão juntando no fundo doo quintais, transformando-se em criadouro para a larva do mosquito. Nós mostramos a situação, a parte educativa, mostramos como se limpa, e o último recurso é o tratamento químico. Então, a gente trata e ensina o que fazer para esse índice não aumentar e acreditamos que, com essa nossa visita, a tendência é baixar”, concluiu o supervisor.

* Com informações da Secretaria de Estado da Saúde.

Mais Notícias de Cotidiano
Marcele Cristianne/Secom
18/04/2024  18h09 Procon Aracaju pesquisa os preços de 37 tipos de plantas
Levantamento ocorreu em 5 estabelecimentos, com espécies frutíferas e ornamentais
Pixabay/Ilustrativa
18/04/2024  17h49 Filho é preso em flagrante por ameaçar e agredir a mãe em Estância
Ele responde a 7 inquéritos por violência doméstica contra a mãe e a ex-companheira
Freepik/Gerada por IA
18/04/2024  17h19 Festival colaborativo de criatividade oferta cursos gratuitos em Aracaju
O evento será neste fim de semana, em alusão ao Dia Mundial da Criatividade
Marcelo Camargo/Agência Brasil
18/04/2024  17h11 Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente
A Polícia Federal detectou uma tentativa de invasão do ambiente de rede
BPRv/Reprodução
18/04/2024  16h28 Vídeo: Caminhão tomba na SE-170 entre Lagarto e São Domingos, mas sem vítimas
A equipe de remoção foi chamada para o local para realizar a retirada do caminhão

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado