PF deflagra operação em Aracaju para coibir associação criminosa | F5 News - Sergipe Atualizado

PF deflagra operação em Aracaju para coibir associação criminosa
Além da capital sergipana, a operação ocorre em mais cinco cidades do país
Cotidiano | Por Saullo Hipolito* 12/07/2018 12h25 - Atualizado em 12/07/2018 12h31


Na manhã desta quinta-feira (12), a Polícia Federal (PF) desencadeou uma operação em seis cidades do Brasil com o objetivo de apurar associação criminosa entre gestores da Confederação Brasileira da Handebol (CBHb) e de empresas privadas para prática de irregularidades na aplicação de R$ 6 milhões.

Nomeada como Sete Metros, em alusão à penalidade máxima aplicada a quem comete faltas graves nos jogos de handebol, a operação ocorre em Aracaju, onde está localizada a sede da CBHd. De acordo com a Polícia Federal, o Ministério do Esporte repassou o valor de R$ 6 milhões que seria destinado para realização do Campeonato Mundial de Handebol Feminino no Brasil, em 2012, durante o ciclo preparatório para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016.

Foram expedidos 15 mandados de busca e apreensão, por 60 policiais federais. Após investigações, a CBHb recebeu e continua recebendo recursos federais com fundamento na Lei Agnelo Piva (Lei nº 10.2642001), repassados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), para aplicação em ações voltadas para o desenvolvimento do handebol no país. Os policiais fizeram buscas na sede da entidade, assim como na residência do presidente licenciado da CBHb, Manoel Luiz Oliveira.

A investigação ainda aponta que na aplicação dos valores recebidos pela entidade, os envolvidos fraudaram licitações, subcontrataram pessoas físicas e jurídicas impedidas de contratar com a União, superfaturaram valores de bens e serviços adquiridos, realizaram pagamentos por serviços não prestados e por bens não entregues e falsificaram documentos nas prestações de contas, incorrendo, por isso, em diversos crimes.

A operação ocorre também em Brasília, e em quatro cidades do estado de São Paulo -  São Paulo (capital), São Bernardo do Campo, Santo André e Cotia.

Foram alvos da operação as empresas GRM Serviços Médicos, Nobre Segurança Patrimonial, Flávio Audi Caleb Eventos, ZAS Qualidade de Vida, San Corporation, Photo &Grafia Comunicação,  Gera Força Locação de Equipamentos, MR Sport, Orion Serviços de Telecomunicação e Viação Cometa.

* Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Araujo.

Mais Notícias de Cotidiano
SMTT Aracaju/Reprodução
19/04/2024  17h42 Acidentes deixam motociclistas feridos avenidas de Aracaju
Um ocorreu na Avenida Tancredo Neves e o outro na Avenida Euclides Figueiredo
SSP/Ilustrativo
19/04/2024  17h40 Suspeito de furtar arma de fogo de policial militar é preso em Sergipe
Além da arma, o policial também teve dinheiro e cartões subtraídos
SSP/Ilustrativo
19/04/2024  17h30 Polícia recupera celular de Influencer em Sergipe após roubo em SP
Foi recuperado após ela fazer críticas à corporação em suas redes sociais
Ascom/ SES
19/04/2024  15h33 Síndromes gripais: saiba como e onde procurar atendimento em Aracaju
Centro de Atendimento e Triagem da Síndrome Gripal de Aracaju é umas das opções
Assessoria de Comunicação
19/04/2024  12h04 Fanese realiza mais uma edição do Imposto de Renda Solidário
Ação acontecerá entre os dias 23 e 25 de abril auxiliando com declaração do IR

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado