Oncologista reforça importância do diagnóstico precoce do câncer infantil | F5 News - Sergipe Atualizado

Saúde
Oncologista reforça importância do diagnóstico precoce do câncer infantil
Com a evolução do tratamento, muitos pacientes conseguem a cura
Cotidiano 15/02/2019 12h05


Em tratamento há um ano contra a leucemia, o jovem G.S, 12, está internado e reagindo bem ao tratamento oncológico. O garoto apresentava manchas roxas no corpo, tontura, dores no joelho e febres constantemente, sintomas que fizeram a dona de casa Rosicleide santos, 33, levá-lo ao médico.

“Meu filho já está há um ano em tratamento e eu ainda não acredito em tudo que a gente passou. Foi um susto muito grande, ele já fez quimioterapia, radioterapia, toma bolsas de sangue e é muito bem cuidado no Huse. Quando ele reclamou das dores e eu percebi as manchas no corpo dele procurei um médico e através dos exames foi constatada a leucemia. Eu praticamente vi meu filho morto, ele já passou pela CTI pediátrica, já ficou cego depois de várias convulsões, mas agora está bem e enxergando. Não temos previsão de alta médica ainda, mas vamos vencer essa batalha”, afirmou. 

Depoimentos como esse servem de alerta para os pais quanto ao diagnóstico precoce dos casos de câncer infantojuvenil. Por isso, o dia 15 de fevereiro é lembrado como o Dia Internacional de Luta Contra o Câncer Infantil, um momento de conscientização para a prevenção. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, o INCA, a previsão para este ano (2019) é de que ocorrerão 12.500 novos casos de câncer no Brasil, em crianças e adolescentes (até os 19 anos). No Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), órgão gerenciado pela Secretaria de Estado da Saúde, 120 crianças estão cadastradas e em tratamento, consultas e acompanhamento médico.

De acordo com o oncologista pediátrico do Huse, Venâncio Gumes Lopes, a procura pelo serviço de saúde deve ser feita com urgência. O atraso no diagnóstico faz com que as crianças cheguem aos consultórios em estado avançado da doença. “Essa data é significativa para conscientização dos pais para um diagnóstico precoce. O câncer não pode esperar e existem tipos que são mais agressivos, por isso, a importância dessas campanhas para identificar os principais sinais e sintomas da doença e agir com urgência no tratamento”, alertou o médico.

Com a evolução significativa do tratamento nas últimas décadas, muitos pacientes conseguem a cura se a doença for diagnosticada precocemente. Por isso é importante ficar atento aos sinais que o corpo da criança e do adolescente apresenta para um diagnóstico precoce e preciso. Coloração ou manchas roxas na pele como se fossem hematomas, perda de apetite e peso, caroços que não cessam sejam no pescoço, axilas, virilhas ou abdômen, palidez, cansaço, dores nas articulações e olhos, entre outros, é necessário buscar auxílio de um pediatra para investigação.

 

Fonte: Ascom SES

Mais Notícias de Cotidiano
Arthur Soares
28/03/2024  14h26 RioMar Aracaju homenageia 10 mulheres de destaque em Sergipe
Iniciativa reforça o compromisso do shopping com a diversidade e o protagonismo feminino
Assessoria de comunicação
28/03/2024  11h26 Parque Aquático Sesc Siqueira Campos será inaugurado nesta segunda (1º)
Empreendimento conta com piscina semiolímpica com cinco raias, coberta e aquecida
Divulgação Senac
28/03/2024  09h53 Senac inaugura nova unidade de educação profissional em Itabaiana
Com investimentos de R$ 17,3 milhões, nova unidade atenderá vários segmentos
Moema Costa/Agência Sergipe
28/03/2024  08h51 Funcap divulga resultado do edital da Segundona do Turista
São 120 atrações entre forrozeiros, quadrilheiros e grupos folclóricos
reprodução/Google
28/03/2024  07h19 Semana Santa: confira o funcionamento de serviços em Sergipe
Órgãos públicos e estabelecimentos comerciais terão horários diferenciados

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado