Nova sede do IML deve ficar pronta no primeiro semestre de 2020
Avaliada em mais de R$ 10 milhões, 60% da obra já foi concluída
Cotidiano| Por F5 News 09/10/2019 16:30 - Atualizado em 09/10/2019 20:55

A nova sede do Instituto Médico Legal (IML) de Sergipe está sendo construída  no Povoado Taiçoca de Fora, em Nossa Senhora do Socorro. A previsão é de que a obra seja entregue em seis meses, disse o governador Belivaldo Chagas, durante visita nesta quarta-feira (09).

“Faremos uma força-tarefa, com acompanhamento constante pelo governo do Estado, através da Cehop. Aquilo que depender do Estado, a gente vai acelerar. Em algum momento, vamos ter que dialogar com a Caixa Econômica, já que são recursos do Proinveste e, às vezes, parte da obra é feita, sendo necessária a medição e a apresentação da fatura, fazendo com que o processo atrase. Mas a Caixa vai estar com todas as informações e nós vamos acompanhar o tempo todo, para entregar essa obra até o final de março", disse Belivaldo. 

O governador garantiu ainda cuidar do acesso ao novo prédio. "Já determinei que seja elaborado, de imediato, o projeto, para que a gente possa dar início à obra do acesso ao novo IML”, afirmou.

A obra tem investimentos de R$ 10.494.091,20, oriundos do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados (Proinveste), e é executada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), por meio da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop).    

Segundo o diretor-presidente da Cehop, Caetano Quaranta, atualmente, mais de 60% dos serviços foram executados. “Essa obra é praticamente composta por duas alas: o “prédio dos mortos” e “o prédio dos vivos”, como a gente chama. O primeiro está mais avançado, faltando basicamente as partes do acabamento. Essa parte dos detalhes, de acabamento requer um pouquinho mais de tempo, por isso o prazo de seis meses. A empresa que está trabalhando aqui é a MT Engenharia. Estamos com 85 pessoas realizando os serviços de segunda a sábado, em horário comercial”, informou Quaranta.
 

Modernização
Tendo como referência algumas sedes de IMLs mais modernas do país, o projeto para o novo Instituto Médico Legal vai atender a demanda dos 75 municípios sergipanos. A edificação possuirá 2.500,00 m² de área construída em um terreno de 17.400,00 m², sendo dividido em dois blocos interligados por uma passarela elevada.

O primeiro bloco será composto por recepção, sala de necropsia, laboratório, sala médica, geladeiras, incinerador, ossário, sala de podres, vestiários, copa, lavanderia com dois ambientes de separação, dormitórios para funcionários e três velatórios. Já o segundo contará com recepção, raios-X, sala de reuniões, arquivo informativo, copa, administração, secretaria, diretoria, coordenadoria, sanitários, além de quatro salas médicas e mais quatro salas de espera.

O secretário João Eloy explicou que as novas instalações trazem benefícios para sociedade, assim como maior conforto para os servidores do órgão.
“É um prédio que vem atender nossas necessidades e também a da nossa população, pois é um prédio todo moderno e que será bem equipado. A ideia inicial é que o prédio antigo continue sendo utilizado, mas só para exames de corpo delito, bem como exames dos grupos vulneráveis. E aqui nesse novo prédio, deverão ser realizados os exames cadavéricos, em um dos blocos, o chamado “prédio dos mortos”, bem como os exames em detentos, no outro bloco, que o pessoal aqui chama de “prédio dos vivos””, esclareceu.

Segundo o diretor do IML, o perito médico-legista Victor Barros, o Instituto recebe em média, entre periciandos vivos e cadáveres, cerca de 30 exames de lesão corporal, mais uma média de 25 detentos e 10 necrópsias por dia.

“Dos IMLs que tenho visitado aqui no Nordeste, a nova sede estará entre os primeiros com relação ao tamanho, complexidade e modernidade. A gente está dando um salto importante na medicina legal em Sergipe e se equiparando aos grandes centros do Brasil", destacou.

*Com informações da Agência Sergipe de Notícias 

Mais Notícias de Cotidiano
16/10/2019 08:11 SMTT altera circulação de quatro ruas no Jabotiana; veja mudanças
Ação beneficia a população dos conjuntos Sol Nascente, Santa Lúcia e JK.
15/10/2019 16:45 Policiais civis decidem paralisar atividades por 24 horas na sexta-feira
Categoria cobra do governo de SE criação do Projeto Oficial de Polícia Civil (OPC)
15/10/2019 16:30 Dois homens são executados a tiros em Nossa Senhora do Socorro (SE)
Segundo a Polícia Militar, o crime tem ligação com o tráfico de drogas
15/10/2019 15:35 Editora do Governo de Sergipe lança 'A vida é um trio elétrico'
O livro conta a história da criação do trio elétrico, que tem quase 70 anos
15/10/2019 13:52 SuperAção oferece vagas de emprego e serviços para pessoas com deficiência
Serão disponibilizadas 56 vagas, além da realização de cadastro reserva