Radares
Multas emitidas a partir de 27 de setembro não têm validade, diz ITPS
SMTT quer nova aferição dos radares reprovados pelo Inmetro em Aracaju
Cotidiano| Por Will Rodriguez 09/10/2019 08:15 - Atualizado em 09/10/2019 09:57

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) vai solicitar uma nova aferição dos radares reprovados pelo Instituto Tecnológico e de Pesquisas de Sergipe (ITPS). De acordo com o órgão delegado do Inmetro no estado, todas as multas emitidas pelos três equipamentos a partir do dia 27 de setembro não têm validade. No meio da manhã, a SMTT informou que todas as multas a partir da data, estão anuladas. 

A reprovação dos radares, de acordo com o presidente do ITPS, ocorreu porque a empresa responsável pelos sensores de velocidade não enviaram os documentos solicitatos no processo de inspeção, deflagrado a partir de denúncias de condutores sobre multas indevidas. 

“Esses equipamentos somente estão autorizados a emitir multas se estiverem aprovados pelo Inmetro. A partir de 27 de setembro, as multas que tenham sido geradas não têm validade", disse o presidente do ITPS, Kaká Andrade, em entrevista à FAN FM na manhã desta quarta-feira (9). 

Estão reprovados os seguintes dispositivos: Avenida Beira Mar (próximo à Embrapa) – sentido Praia e sentido Centro; Avenida Etelvino Alves (próximo ao condomínio Alamedas Jardins) - sentido avenida Augusto Franco; e Avenida Tancredo Neves  (próximo à Maracar) sentido Rodoviária Nova.

Em nota, a SMTT disse estranhar o laudo de reprovação dos radares que são submetidos à fiscalizações com a peridiocidade máxima de 12 meses, como prevê o Conselho Nacional de Trânsito (Contran). 

"Os radares da avenida Beira Mar, por exemplo, foram aferidos e aprovados pelo Inmetro nos dias 16 e 17 de setembro, conforme consta em laudo, que comprova a regularidade dos equipamentos. Ou seja, o Inmetro reprovou os radares, 10 dias após emitir o laudo que comprova a regularidade dos equipamentos. Os lacres implantados pelo Inmetro nos radares não foram violados", citou a autarquia. 

No documento, a Superintendência afirma que "todos os radares da cidade estão com as aferições em dia, preza pela transparência e já solicitou à empresa permissionária uma nova aferição nos radares, junto com o Inmetro". 

Os condutores que desconfiarem do funcionamento dos medidores de velocidade devem acionar a Ouvidoria do ITPS por meio do telefone (79) 3179 8055 e do site www.itps.se.gov.br (no botão Ouvidoria/Fala Br). O atendimento também é feito na sede da instituição, que funciona de segunda a sexta, das 7h às 13h, na Rua Campo do Brito, 371, bairro 13 de Julho, em Aracaju. Em todos estes casos, a identidade do denunciante é mantida em sigilo.

 

Mais Notícias de Cotidiano
16/10/2019 08:11 SMTT altera circulação de quatro ruas no Jabotiana; veja mudanças
Ação beneficia a população dos conjuntos Sol Nascente, Santa Lúcia e JK.
15/10/2019 16:45 Policiais civis decidem paralisar atividades por 24 horas na sexta-feira
Categoria cobra do governo de SE criação do Projeto Oficial de Polícia Civil (OPC)
15/10/2019 16:30 Dois homens são executados a tiros em Nossa Senhora do Socorro (SE)
Segundo a Polícia Militar, o crime tem ligação com o tráfico de drogas
15/10/2019 15:35 Editora do Governo de Sergipe lança 'A vida é um trio elétrico'
O livro conta a história da criação do trio elétrico, que tem quase 70 anos
15/10/2019 13:52 SuperAção oferece vagas de emprego e serviços para pessoas com deficiência
Serão disponibilizadas 56 vagas, além da realização de cadastro reserva