Mudas produzidas no Parque Tecnológico potencializam apicultura de SE | F5 News - Sergipe Atualizado

Mudas produzidas no Parque Tecnológico potencializam apicultura de SE
Proposta da ação é fortalecer cadeia produtiva do mel
Cotidiano 25/05/2019 08h10


Buscando contribuir para um Sergipe mais sustentável, o Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), através da Biofábrica de mudas, iniciou os plantios anuais. Já foram plantadas um total de 15.000 mudas nativas, dos biomas Mata Atllântica e Caatinga.

A ação socioambiental, integrada com o Governo do Estado, visa potencializar a cadeia apícola e o desenvolvimento econômico de Sergipe. Esse ano, com o apoio da Associação Sergipana de Apicultores (ASA), serão plantadas e distribuídas 5000 mudas, beneficiando a 20 famílias de apicultores, ao todo. São mudas com potencial apícola, produzidas e tratadas na Biofábrica do SergipeTec, direcionadas à produção de mel e de pólen apícola, a fim de restaurarem as florestas do Estado. 

“Nossa Biofábrica tem um papel fundamental para o fomento socioeconômico do Estado, na formação e no desenvolvimento de pesquisa de mudas, cujo tratamento é direcionado a uma melhoria na qualidade final dela. Como a inovação é, sempre, contínua, em alguns pontos, ela, naturalmente, tem uma prioridade ou importância maior. No caso da nossa Biofábrica, que é coordenada pelo pesquisador, o engenheiro florestal, Ronaldo Fernandes, ela trabalha em cima de culturas como o abacaxi, bananeira, cana de açúcar, palma forrageira e mais de 50 espécies nativas, além do melhoramento de rainhas apícolas. Agradecemos, inclusive, à parceria da ASA, no cuidado da distribuição e da continuidade ao trabalho socioeconômico do SergipeTec”, ressalta Brenno Barreto, presidente do SergipeTec.   

O presidente da ASA, Wellington Searah, explica que as mudas vão cobrir uma área de, aproximadamente, 7 hectares e meio. “A proposta dessa ação é fortalecer a cadeia produtiva do mel, visando a melhoria dos pastos apícolas. Isso porque, por serem plantas nativas e produzidas na Biofábrica, especialmente, para essa finalidade, pode aumentar a produção dos nossos apicultores e contribuir no desenvolvimento socioeconômico do Estado”.

Desde 2015, o SergipeTec atua na cadeia apícola, em parceria com a Codevasf e o Governo do Estado. Nesse período de quatro anos, já foram produzidas mais de 30.000 árvores nativas e plantadas, em áreas rurais e urbanas, mais de 20.000 mudas; além de atender às demandas das prefeituras municipais e instituições.

Fonte e foto: SergipeTec

 

Mais Notícias de Cotidiano
Arthur Soares
28/03/2024  14h26 RioMar Aracaju homenageia 10 mulheres de destaque em Sergipe
Iniciativa reforça o compromisso do shopping com a diversidade e o protagonismo feminino
Assessoria de comunicação
28/03/2024  11h26 Parque Aquático Sesc Siqueira Campos será inaugurado nesta segunda (1º)
Empreendimento conta com piscina semiolímpica com cinco raias, coberta e aquecida
Divulgação Senac
28/03/2024  09h53 Senac inaugura nova unidade de educação profissional em Itabaiana
Com investimentos de R$ 17,3 milhões, nova unidade atenderá vários segmentos
Moema Costa/Agência Sergipe
28/03/2024  08h51 Funcap divulga resultado do edital da Segundona do Turista
São 120 atrações entre forrozeiros, quadrilheiros e grupos folclóricos
reprodução/Google
28/03/2024  07h19 Semana Santa: confira o funcionamento de serviços em Sergipe
Órgãos públicos e estabelecimentos comerciais terão horários diferenciados

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado