MPE diz que é grave a superlotação de maternidade em Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

MPE diz que é grave a superlotação de maternidade em Aracaju
Cotidiano 16/04/2018 17h30 - Atualizado em 16/04/2018 18h29


Por F5 News

Uma denúncia de superlotação na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em Aracaju (SE), levou os promotores de justiça das áreas da Saúde e Direitos do Cidadão do Ministério Público Estadual (MPE) a uma inspeção na unidade na manhã desta segunda-feira (16), onde foi constatada que é grave a situação, principalmente na UTI Neonatal e no centro cirúrgico.

Os promotores Francisco Lima Júnior e Talita Cunegundes estavam acompanhados de assistentes sociais e enfermeiros do MPE. A visita durou cerca de três horas, tempo suficiente para que fossem identificados diversos problemas, como falta de pessoal de enfermagem, de médico e de equipamentos, quarto sem ar-condicionado e até mesmo sem água na pia.

“O mais grave é a superlotação, mas o que me chamou mais atenção foi a falta de polivitamínico e alimentação dos recém-nascidos; a família tem que trazer, médicos têm que comprar...”, destacou Francisco Lima.

Ele diz ainda que a superlotação é causada por problemas em toda rede. “É o fechamento no interior e falha na atenção básica, mães que não conseguem fazer o pré-natal de forma adequada, aí acabam tendo complicações e vêm parar aqui”, disse.

A promotora Talita Cunegundes explica que a maternidade trabalha no sistema portas abertas e recebe pacientes do estado inteiro, quando deveria receber somente as demandas de alto risco. “Com a superlotação os profissionais de saúde que estão atendendo além da sua capacidade. Tem várias crianças que estão em leitos da semi-intensiva que precisam de mais estrutura humana para atendê-los”, diz.

A promotora diz ainda que é preciso fazer um trabalho de gestão, reavaliar o perfil da unidade e responsabilizar os municípios sobre suas próprias demandas que não sejam de alto risco, “para que esse sucateamento não ocorra, essa demanda não ocorra, por que acaba prejudicando toda população que realmente tem alto risco”.

Vítimas de violência sexual

A promotoria também averiguou como está sendo feito o atendimento às crianças e adolescentes vítimas de violência sexual e também constatou irregularidades.

“É uma preocupação, a gente percebeu que elas passam pela mesma triagem, entram da mesma forma que os pacientes normais, o que não é adequado, porque não resguarda a privacidade da vitima de violência como tem que ser”, explicou Francisco Lima.

Os promotores informaram ainda que já foi aberto um procedimento, e que serão solicitadas vistorias do Conselho Regional de Enfermagem (Corem) e do Conselho Regional de Medicina (CRM) e que, após a coleta de dados, o Estado e os municípios serão chamados.

“A nossa equipe vai fazer um relatório, já temos da vigilância sanitária, vamos pedir ao Coren e para o CRM uma visita, para, a partir disso tudo, cruzar os dados e chamar a administração para conversar”.

 

Mais Notícias de Cotidiano
Marcele Cristianne/Secom
18/04/2024  18h09 Procon Aracaju pesquisa os preços de 37 tipos de plantas
Levantamento ocorreu em 5 estabelecimentos, com espécies frutíferas e ornamentais
Pixabay/Ilustrativa
18/04/2024  17h49 Filho é preso em flagrante por ameaçar e agredir a mãe em Estância
Ele responde a 7 inquéritos por violência doméstica contra a mãe e a ex-companheira
Freepik/Gerada por IA
18/04/2024  17h19 Festival colaborativo de criatividade oferta cursos gratuitos em Aracaju
O evento será neste fim de semana, em alusão ao Dia Mundial da Criatividade
Marcelo Camargo/Agência Brasil
18/04/2024  17h11 Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente
A Polícia Federal detectou uma tentativa de invasão do ambiente de rede
BPRv/Reprodução
18/04/2024  16h28 Vídeo: Caminhão tomba na SE-170 entre Lagarto e São Domingos, mas sem vítimas
A equipe de remoção foi chamada para o local para realizar a retirada do caminhão

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado