Movimento LGBT de Sergipe é tema de Sessão Especial na CMA | F5 News - Sergipe Atualizado

Movimento LGBT de Sergipe é tema de Sessão Especial na CMA
Câmara Municipal discutiu avanços, lutas e desafios do Movimento
Cotidiano 18/05/2018 16h20 - Atualizado em 18/05/2018 16h42


A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizou nesta sexta-feira (18), uma Sessão Especial para debater a história do movimento LGBT de Sergipe. Com o tema “Avanços, Lutas e Desafios: Trajetórias do Movimento LGBT de Sergipe”, a Sessão foi realizada em alusão ao “Dia de Combate à LGBTfobia”, comemorado ontem (17).

O palestrante da Sessão foi o membro da Associação de Defesa Homossexual de Sergipe (Adhones), Marcelo Lima de Menezes, que, dentro do resgate histórico, descreveu quais as organizações que fizeram parte do Movimento, seus avanços, lutas e desafios. “Trouxe para a Sessão a história do Movimento LGBT, que foi consolidada como resultado de meu trabalho de conclusão do mestrado. É essencial que o Parlamento Municipal abrace, cada vez mais, a nossa pauta”, disse.

Segundo Marcelo, ao longo desta trajetória, o Movimento obteve conquistas importantes no que diz respeito às políticas públicas de enfrentamento à violência e às violações dos Direitos Humanos, mas ainda existe uma intolerância e uma forte exclusão social. “Ainda é preciso investir em ações de educação para garantir a inclusão social, e, com isso, diminuir os crimes LGBTfóbicos, que, por sua vez, garantirá a cidadania plena”, concluiu Marcelo.

Neste sentido, a Diretora de Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), Lídia Anjos, pontuou que “resgatar a trajetória de um público que historicamente sempre foi vulnerável é essencial na perspectiva de valorizar e reconhecer o papel fundamental daqueles que construíram a história, assim como para fortalecer o movimento”.

Para o vereador Iran Barbosa (PT), proponente da Sessão e autor de uma Emenda à Lei Orgânica Municipal que veda a discriminação por orientação sexual, é preciso que o Poder Legislativo debata sobre a 'LGBTfobia', mas também apresente ações concretas. 

“Em nome da Câmara Municipal de Aracaju, registro a satisfação em promover nesta Casa este nível de debate. Hoje, tivemos uma enorme contribuição, ao passo que a história do Movimento LGBT de Sergipe foi discutida na Casa do Povo”, observou.

Durante a Sessão foram lidos expedientes encaminhados ao Parlamento Municipal pelo Prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) e pela Senadora Maria do Carmo Alves (DEM), elogiando a iniciativa de realização da Sessão Especial, agradecendo o recebimento do convite e justificando suas ausências no evento.

Fonte: Assessoria parlamentar

Mais Notícias de Cotidiano
Arthur Soares
28/03/2024  14h26 RioMar Aracaju homenageia 10 mulheres de destaque em Sergipe
Iniciativa reforça o compromisso do shopping com a diversidade e o protagonismo feminino
Assessoria de comunicação
28/03/2024  11h26 Parque Aquático Sesc Siqueira Campos será inaugurado nesta segunda (1º)
Empreendimento conta com piscina semiolímpica com cinco raias, coberta e aquecida
Divulgação Senac
28/03/2024  09h53 Senac inaugura nova unidade de educação profissional em Itabaiana
Com investimentos de R$ 17,3 milhões, nova unidade atenderá vários segmentos
Moema Costa/Agência Sergipe
28/03/2024  08h51 Funcap divulga resultado do edital da Segundona do Turista
São 120 atrações entre forrozeiros, quadrilheiros e grupos folclóricos
reprodução/Google
28/03/2024  07h19 Semana Santa: confira o funcionamento de serviços em Sergipe
Órgãos públicos e estabelecimentos comerciais terão horários diferenciados

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado