Mercado Albano Franco chama atenção por descaso | F5 News - Sergipe Atualizado

Mercado Albano Franco chama atenção por descaso
Cotidiano 12/01/2018 11h35 - Atualizado em 15/01/2018 07h03


Por Saullo Hipolito*

O Mercado Municipal Governador Albano Franco é um dos cartões-postais da cidade de Aracaju, entretanto, está cada vez mais difícil se locomover no local, principalmente para alguém que possua uma deficiência física. Para os cadeirantes, a dificuldade fica por conta dos buracos; já para os cegos, não existem pisos táteis.

De acordo com a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), não há planejamento de recuperação imediata para o pavimento. Primeiramente, será feita uma avaliação da situação local, para então programar uma possível reestruturação.

Não são só os deficientes físicos que vêm sofrendo com o calvário estabelecido em um dos cartões-postais da capital - as pessoas que transitam pelo espaço, sejam comerciantes ou consumidores, são obrigados a conviver com um esgoto exposto e corrente, próximo à Travessa Otacílio Oliveira.

De acordo com a Emurb, o maior fator para o aparecimento dessa imundície na região do mercado é o descarte indevido de materiais na rua, que acabam provocando obstrução na rede. Ainda segundo a empresa, frequentemente é realizada a limpeza nos locais, como a que aconteceu, segundo a assessoria, no início deste ano.

Existe uma Indicação (297/2017), de autoria do vereador Lucas Aribé (PSB), que cobra à Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) a manutenção das rampas de acesso no local. Hoje, dez meses depois, nada foi feito. Segundo o vereador, a situação é vergonhosa, os diversos problemas desrespeitam a população.

“Problemas de estrutura, buracos, frutas e verduras expostas ao lado de uma verdadeira lagoa de esgoto, com odor insuportável, dificultam a mobilidade e colocam em risco a saúde das pessoas, principalmente das que trabalham no local. O Poder Público deve resolver isso o quanto antes. Já fiz algumas indicações para que a Prefeitura resolvesse alguns problemas de acessibilidade, mas, até agora, nenhuma providência foi tomada. Até quando o cidadão aracajuano terá de conviver com isso? É um verdadeiro descaso, um desrespeito à cidadania”, disse Aribé.

“Me sinto mal em ter de conviver com uma situação dessa. Não tem nem como vir para o Mercado para chegar aqui e encontrar uma fedentina terrível. Um absurdo em pleno Século 21”, critica a aposentada Gildete Nascimento, de 61 anos.

Com a formação de uma poça de água suja grande nas proximidades da Travessa Otacílio Oliveira, os motociclistas são obrigados a transitar em meio aos comerciantes e consumidores, gerando um enorme risco de acidente na localidade.

[GALERIA][/GALERIA]

Mais descaso

A população ainda consegue relatar outros problemas que afligem quem transita pelo local. O teto cheio de infiltrações é um deles. Há 19 anos trabalhando no Albano Franco, a comerciante Rosália Vieira de Melo não acredita que esse problema vá se resolver. Ela ainda reclama dos buracos, cada vez maiores. “Os trabalhadores vêm ganhar o pão, o carro-de-mão vira aqui e aí os bichinhos perdem a mercadoria. Quando chove, enche de água, é um mau-cheiro que ninguém aguenta. Entra prefeito, sai prefeito e ninguém resolve os problemas do Albano Franco”.

Referente à área interna do mercado, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), afirmou que no momento a prioridade da prefeitura são estas pequenas melhorias e reparos, bem como a reativação do posto médico, que se encontrava desativado, a rampa que estava quebrada e foi reparada. E a infiltração que vai ser analisada para então reparar.

* Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Araújo.

Fotos: Assessoria do vereador

Mais Notícias de Cotidiano
Redes sociais/Reprodução
23/04/2024  19h00 Confira tipos de seguros que protegem seus bens em caso de chuva
Sergipanos contrataram mais seguros entre janeiro de 2023 e janeiro de 2024
Freepik/Ilustrativa
23/04/2024  18h34 Inscrições para professores e alunos realizarem intercâmbio estão abertas
As vagas para Colômbia e Cabo Verde estão disponíveis até às 17h do dia 30 de abril
SSP/Ilustrativa
23/04/2024  18h32 Suspeito de duplo homicídio em Ribeirópolis é preso e confessa crime
Ele é suspeito de envolvimento na morte de um casal, em 22 de janeiro de 2023
SSP/Ilustrativo
23/04/2024  18h30 Suspeitos de tráfico morrem em confronto com a polícia em Estância
investigação teve início há cerca de três meses, é um desdobramento da Operação Narke
SMTT Aracaju/Reprodução
23/04/2024  18h10 Chuva forte atinge Aracaju com 84 milímetros em seis horas de temporal
Expectativa é que a chuva continue de moderada a forte nas próximas 24 horas

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado