Mercado Albano Franco chama atenção por descaso
Cotidiano 12/01/2018 11:35 - Atualizado em 15/01/2018 07:03

Por Saullo Hipolito*

O Mercado Municipal Governador Albano Franco é um dos cartões-postais da cidade de Aracaju, entretanto, está cada vez mais difícil se locomover no local, principalmente para alguém que possua uma deficiência física. Para os cadeirantes, a dificuldade fica por conta dos buracos; já para os cegos, não existem pisos táteis.

De acordo com a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), não há planejamento de recuperação imediata para o pavimento. Primeiramente, será feita uma avaliação da situação local, para então programar uma possível reestruturação.

Não são só os deficientes físicos que vêm sofrendo com o calvário estabelecido em um dos cartões-postais da capital - as pessoas que transitam pelo espaço, sejam comerciantes ou consumidores, são obrigados a conviver com um esgoto exposto e corrente, próximo à Travessa Otacílio Oliveira.

De acordo com a Emurb, o maior fator para o aparecimento dessa imundície na região do mercado é o descarte indevido de materiais na rua, que acabam provocando obstrução na rede. Ainda segundo a empresa, frequentemente é realizada a limpeza nos locais, como a que aconteceu, segundo a assessoria, no início deste ano.

Existe uma Indicação (297/2017), de autoria do vereador Lucas Aribé (PSB), que cobra à Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) a manutenção das rampas de acesso no local. Hoje, dez meses depois, nada foi feito. Segundo o vereador, a situação é vergonhosa, os diversos problemas desrespeitam a população.

“Problemas de estrutura, buracos, frutas e verduras expostas ao lado de uma verdadeira lagoa de esgoto, com odor insuportável, dificultam a mobilidade e colocam em risco a saúde das pessoas, principalmente das que trabalham no local. O Poder Público deve resolver isso o quanto antes. Já fiz algumas indicações para que a Prefeitura resolvesse alguns problemas de acessibilidade, mas, até agora, nenhuma providência foi tomada. Até quando o cidadão aracajuano terá de conviver com isso? É um verdadeiro descaso, um desrespeito à cidadania”, disse Aribé.

“Me sinto mal em ter de conviver com uma situação dessa. Não tem nem como vir para o Mercado para chegar aqui e encontrar uma fedentina terrível. Um absurdo em pleno Século 21”, critica a aposentada Gildete Nascimento, de 61 anos.

Com a formação de uma poça de água suja grande nas proximidades da Travessa Otacílio Oliveira, os motociclistas são obrigados a transitar em meio aos comerciantes e consumidores, gerando um enorme risco de acidente na localidade.

[GALERIA][/GALERIA]

Mais descaso

A população ainda consegue relatar outros problemas que afligem quem transita pelo local. O teto cheio de infiltrações é um deles. Há 19 anos trabalhando no Albano Franco, a comerciante Rosália Vieira de Melo não acredita que esse problema vá se resolver. Ela ainda reclama dos buracos, cada vez maiores. “Os trabalhadores vêm ganhar o pão, o carro-de-mão vira aqui e aí os bichinhos perdem a mercadoria. Quando chove, enche de água, é um mau-cheiro que ninguém aguenta. Entra prefeito, sai prefeito e ninguém resolve os problemas do Albano Franco”.

Referente à área interna do mercado, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), afirmou que no momento a prioridade da prefeitura são estas pequenas melhorias e reparos, bem como a reativação do posto médico, que se encontrava desativado, a rampa que estava quebrada e foi reparada. E a infiltração que vai ser analisada para então reparar.

* Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Araújo.

Fotos: Assessoria do vereador

Mais Notícias de Cotidiano
18/06/2018 16:20 Vigilância Sanitária fiscalizará comerciantes do Arraiá do Povo
Festejos acontecem até o dia 30 deste mês na orla da Atalaia em Aracaju
18/06/2018 16:13 Educação de SE continua com campanha de doação de livros
A campanha é focada em doação de livros que não sejam didáticos
18/06/2018 15:08 Nilton Soares conquista 1º lugar no Sergipano de Ciclismo
18/06/2018 14:45 Roubo de fiação elétrica deixa dois municípios sergipanos sem água
Reparos devem ser concluídos ainda nesta segunda-feira, segundo a Deso
18/06/2018 14:30 Condutor perde controle e morre ao colidir em árvore em SE
Acidente aconteceu na rodovia que cruza o Povoado Duro em Itaporanga