Mente Ativa: workshop ensina exercícios para o cérebro | F5 News - Sergipe Atualizado

Saúde
Mente Ativa: workshop ensina exercícios para o cérebro
O evento foi uma prévia do curso ofertado pela clínica de geriatria Espaço Ativo
Cotidiano 12/02/2019 19h37


Uma academia para exercitar o cérebro, estimulando a ativação dos neurônios, a criação de sinapses e a formação de reserva cognitiva, que é a capacidade da mente de resistir à lesões.  É isso o que propõe o curso Mente Ativa, da clínica de geriatria Espaço Ativo, cuja prática foi apresentada em workshop do mesmo nome, com as facilitadoras Juliana Santana (geriatra), Luciana Deichmann (terapeuta ocupacional) e Katita Jardim (psicóloga e coach de Yoga Terapêutico e Meditação), na última sexta-feira (08), no auditório do Prime Escritórios. 

Tanto o workshop como o curso mesclam teoria e prática e tem como público-alvo pessoas de 50+ que querem preservar sua vitalidade cognitiva é o que explica a geriatra Juliana Santana . “A teoria é dada antes da prática apenas para explicar o que vai ser feito, qual neurônio será estimulado, o que é memória, atenção, concentração, o que são funções executivas, para dar uma definição do que  são as funções cognitivas que serão exercitadas naquele dia.  O curso é para pessoas que querem preservar sua mente e mantê-la ativa.  Precisamos levantar essa bandeira do envelhecimento ativo”.  

Ainda de acordo com a geriatra, estimular o cérebro desacelera o processo natural de perdas cognitivas decorrentes da idade e pode retardar o aparecimento de doenças como o Alzheimer, que é uma epidemia mundial – atualmente acomete 40 milhões de pessoas no mundo e até 2050, esse número será quatro vezes maior. 

“As pessoas precisam começar a dar a mesma atenção à atividade intelectual que dão às atividades físicas”, alerta.

Meditação para cultivar presença

Um dos grandes aliados da saúde no envelhecimento é a prática de meditação, que pode contribuir no combate ao estresse, ansiedade, depressão e até no tratamento de Alzheimer.   

Segundo a coach Katita Jardim, no curso, a prática ensina a criar estratégias para cultivar o momento presente. “ A meditação tem que  fluir  da melhor maneira possível  para que a pessoa entenda que ela pode meditar todos os dias.  Se você observa que na  sua vida você está fazendo tudo no automático, onde que está sua cabeça? Onde está sua presença?  Você não está aqui, está em outro lugar que não vivendo o  momento presente. O que a gente  precisa é trabalhar  com as pessoas para que elas entendam que a vida acontece agora ,nesse momento. A ideia da meditação é  trazer de uma forma prática a vida para o presente”, explana. 

“Eu sabia que a gente  tinha que exercitar a memória, mas alguns conceitos aqui foram novos para mim e vou levar esses ensinamentos comigo. Eu estou satisfeita de ter participado, aprendido coisas novas  e pretendo dividir com a minha família”, disse a paciente  Elizabeth Pereira Velasco.

Pela primeira vez em um evento do Espaço Ativo, Jane Silva Santos Vieira também elogiou o workshop. “Achei maravilhoso. Só e lamentei por não trazer minha sogra e meu esposo, na verdade, queria ter trazido um monte de gente.  Inclusive comentei com minha irmã que estou louca para chegar em casa e dividir com meu marido, meus filhos e colocar tudo em prática”.

O curso

O Curso Mente Ativa acontecerá a partir da segunda semana de março, com a disponibilização de três turmas. São 15 encontros, sendo 1 hora e meia por semana ao longo de quatro meses. As inscrições já estão abertas e poderão ser feitas presencialmente  no Espaço Ativo. Mais informações através do telefone 3022-2100. 

 

Fonte e foto: Assessoria de Imprensa

Mais Notícias de Cotidiano
Ana Lícia Menezes/PMA
27/03/2024  20h13 PMA inaugura reforma nas avenidas Ivo do Prado, Rio Branco e Otoniel Dória
Para a obra, foram investidos mais de R$ 13,5 milhões
Divulgação
27/03/2024  19h15 Igrejas evangélicas celebram a Páscoa com programação especial em Aracaju
Entre as atividades estão os musicais, o Sermão do Monte e o Auto da Páscoa
 SES/Ilustrativa
27/03/2024  18h30 Saúde reforça importância da prevenção contra o câncer de colo de útero
Papanicolau e a testagem molecular estão entre as principais formas de prevenção
Michael Melo/Metrópoles/Ilustrativa
27/03/2024  18h08 Aeroporto de Aracaju terá aumento na movimentação durante a Páscoa
Houve um acréscimo de 11% na oferta de assentos e de 15% no total de operações
Ascom Emsurb
27/03/2024  17h46 Feira de Pescados segue até sexta na praça dos mercados centrais
O consumo de peixes aumenta consideravelmente na época da Semana Santa

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado