Mais de 70 mil famílias sofrem com seca em Sergipe | F5 News - Sergipe Atualizado

Mais de 70 mil famílias sofrem com seca em Sergipe
Cotidiano 13/03/2018 17h10 - Atualizado em 13/03/2018 17h20


Por F5 News

Mais 70 mil famílias estão sendo afetadas pela seca em Sergipe, segundo dados da Defesa Civil Estadual. A estiagem fez com que sete municípios (Canindé do São Francisco, Carira, Frei Paulo, Gararu, Monte Alegre, Poço Redondo e Porto da Folha) decretassem situação de emergência.

Segundo o diretor da Defesa Civil, Alexandre Alves, em função do decreto, esses municípios são beneficiados com a Operação Pipa realizada pelo Exército brasileiro. Alves destaca ainda está em fase de decretação o município de Tobias Barreto.

Mas de acordo com a Defesa Civil, apesar das dificuldades enfrentadas por esses municípios, o cenário atual é bem diferente do registrado no mesmo período do ano passado, quando 30 dos 75 municípios sergipanos sofreram com a falta de chuva, sendo aquele período considerado o mais severo dos últimos 50 anos.

Clima

Segundo o meteorologista Overland Amaral, a seca que atinge essas regiões é sazonal, típica do período e que não deve se prolongar, tendo em vista que o estado está entrando no período chuvoso e a previsão é de chuvas acima da média para os próximos três meses, podendo se estender até cinco meses.

“Estamos em um cenário bem típico, o que acontece é que no período de pouca chuva aquelas famílias que vivem em áreas mais distantes, no semiárido, por exemplo, acabam sendo mais afetadas, pela falta de estrutura e condições de armazenamento, mas estamos em um ciclo favorável para um inverno típico e chuvoso”, explica.

Decreto federal

O reconhecimento federal da situação de emergência é o primeiro passo para que os municípios possam receber apoio financeiro, material e logístico. Além disso, complementar esse reconhecimento também viabiliza o acesso à outras medidas emergenciais como a renegociação de dívidas no setor de agricultura junto ao Banco do Brasil, a aquisição de cestas básicas, a retomada da atividade econômica com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), entre outros benefícios.

Para ter acesso a recursos materiais e financeiros de apoio emergencial disponibilizados pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração, o município deve apresentar um relatório com o diagnóstico dos danos e o Plano Detalhado de Resposta (PDR), por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), disponível no endereço eletrônico www.mi.gov.br/defesa-civil/s2id. Após a análise técnica por equipes da Sedec, o Ministério define o valor do recurso a ser disponibilizado.

 

Mais Notícias de Cotidiano
Arquidiocese de Aracaju
29/03/2024  08h52 Procissão do fogaréu inicia sexta-feira da paixão no Bairro Industrial
A tradicional procissão recorda a perseguição e a prisão de Jesus Cristo
Arthur Soares
28/03/2024  14h26 RioMar Aracaju homenageia 10 mulheres de destaque em Sergipe
Iniciativa reforça o compromisso do shopping com a diversidade e o protagonismo feminino
Assessoria de comunicação
28/03/2024  11h26 Parque Aquático Sesc Siqueira Campos será inaugurado nesta segunda (1º)
Empreendimento conta com piscina semiolímpica com cinco raias, coberta e aquecida
Divulgação Senac
28/03/2024  09h53 Senac inaugura nova unidade de educação profissional em Itabaiana
Com investimentos de R$ 17,3 milhões, nova unidade atenderá vários segmentos
Moema Costa/Agência Sergipe
28/03/2024  08h51 Funcap divulga resultado do edital da Segundona do Turista
São 120 atrações entre forrozeiros, quadrilheiros e grupos folclóricos

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado