Mais de 1800 alunos da rede pública de Sergipe são aprovados no Enem | F5 News - Sergipe Atualizado

Mais de 1800 alunos da rede pública de Sergipe são aprovados no Enem
São mais de 10 aprovações para Medicina na UFS e primeiros lugares em outros 15 cursos
Cotidiano | Por Agência Sergipe Noticias 13/02/2019 15h04 - Atualizado em 13/02/2019 15h23


Até o dia 12 de fevereiro, data de divulgação da relação de nomes selecionados na 2ª chamada do Sistema de Seleção Unificada (SISU), mais de 1.800 alunos e estudantes egressos da Rede Pública Estadual de Ensino foram aprovados para cursar o ensino superior em instituições públicas e particulares em diversos Estados do país. Os números tendem a aumentar com as novas chamadas do Sisu e do ProUni.

Considerando os alunos que cursaram todo ensino médio nos colégios estaduais e os egressos da escola pública que se prepararam, ao longo do ano, no curso Pré-universitário do Governo de Sergipe, são 1.860 aprovações via Sisu – para ingresso em universidades públicas - e ProUni – para ingresso em faculdades privadas.

Somente na UFS (Universidade Federal de Sergipe), na primeira e segunda chamada do Sisu 2019 foram aprovados 1.404 alunos oriundos da escola pública estadual. São mais de 10 aprovações para o curso de Medicina e o primeiro lugar em outros 15 cursos desta instituição.

Essas importantes conquistas dos alunos da Rede Estadual de Ensino resultam, diretamente, do aprimoramento contínuo da qualidade do ensino público ofertado aos sergipanos nas 354 unidades de ensino gerenciadas pela Seduc, órgão que executa uma política educacional planejada e orientada para o cumprimento de diretrizes e metas e o consequente alcance dos objetivos traçados pelo Governo do Estado para a Educação.

Por meio do Sisu, alunos da rede pública se destacaram em excelentes colocações para ingresso em cursos concorridos, tanto na Universidade Federal de Sergipe, quanto em instituições de ensino superior de outros estados. Um dos exemplos foi a jovem Gislaine do Nascimento Santos, estudante do Colégio Estadual Abdias Bezerra, em Ribeirópolis, aprovada em primeiro lugar na sua modalidade em Medicina na UFS, campus de São Cristóvão. Outro destaque foi a jovem Tayane de Jesus Bispo, do Colégio Marcolino Cruz Santos, de Macambira, aprovada em 1º lugar em Medicina na UFS, também em uma das modalidades do Sisu, para o Campus de Lagarto.

O secretário de Estado da Educação, do Esporte da Cultura, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, parabenizou os aprovados e ressaltou que esse resultado vem do esforço dos professores, alunos e preocupação do Estado em levar qualidade ao ensino público. “Reflete um esforço, tanto dos nossos professores, como do Governo do Estado em proporcionar um ensino de qualidade. Queremos que os alunos tenham uma bela formação profissional, que sejam cidadãos críticos e ativos. Parabéns a todos e suas famílias”, afirmou.

A diretora do Departamento de Educação da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (DED/Seduc), Ana Lúcia Lima, comemora os bons resultados alcançados pela rede estadual informando que a UFS é uma referência de desenvolvimento para a população de Sergipe. “É motivo de grande alegria para a Seduc. Reconhecemos e valorizamos o trabalho dos gestores e professores das nossas instituições de ensino, bem como da equipe do Pré-Universitário. Parabenizamos nossos estudantes e seus familiares pelo sucesso nessa etapa. O sucesso dos nossos estudantes é o nosso sucesso”, afirmou.

A coordenadora do Serviço de Ensino Médio da Seduc, professora Joniely Cruz, explica que o número de aprovados ainda tende a crescer, à medida que outras chamadas do Sisu forem acontecendo. “Acredito que vários motivos levaram a esse resultado, como o conhecimento dos alunos, a mobilização das escolas, o engajamento, a proposta pedagógica voltada não apenas para a aprovação, mas também para preparação dos jovens para que possam fazer suas escolhas bem orientadas, mediadas pelo projeto de vida. Os professores comprometidos com a qualidade do ensino e focados na aprendizagem dos alunos também fizeram toda a diferença”, disse.

Primeira chamada e Pré-Universitário

O curso Pré-Universitário da Seduc registrou um número de aprovações recorde de seus alunos para o ensino superior este ano. De acordo com o diretor do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), Fábio Leite, o Preuni bateu a meta do Sisu de 2017 e 2018.

“Tudo isso mostra que o programa vem contribuindo muito para os estudantes da rede. Praticamente metade dos alunos da rede aprovados está no Pré-Universitário, um curso que cada vez mais se fortalece como um programa de Estado, que muda a vida de pessoas. É muito gratificante ver que esses estudantes, cada vez mais, alcançam seus objetivos”, afirmou. Fábio Leite.

O polo que mais aprovou alunos foi o Murilo Braga, em Itabaiana, com 107 selecionados na primeira chamada do Sisu. Em segundo lugar ficou o polo Professor Abelardo Romero Dantas, em Lagarto, com 102 aprovações, e em terceiro lugar, o polo Marcos Ferreira, em Simão Dias, com 54 alunos aprovados.

O coordenador do polo Murilo Braga, Cleidinaldo de Jesus Cunha, destacou que esse é um polo vitorioso e bastante procurado na região. “No último processo seletivo para o Preuni tivemos mais de mil candidatos inscritos para 400 vagas. A população entende que esse polo tem qualidade. Ano passado nós tivemos a maior aprovação do Pré-Universitário, com 250 alunos que ingressaram no ensino superior. Desta vez foram 107 somente na primeira chamada, com bons resultados, como dois aprovados em Medicina e outros aprovados em cursos como Odontologia e Enfermagem”, declarou.

 

Mais Notícias de Cotidiano
Arthur Soares
28/03/2024  14h26 RioMar Aracaju homenageia 10 mulheres de destaque em Sergipe
Iniciativa reforça o compromisso do shopping com a diversidade e o protagonismo feminino
Assessoria de comunicação
28/03/2024  11h26 Parque Aquático Sesc Siqueira Campos será inaugurado nesta segunda (1º)
Empreendimento conta com piscina semiolímpica com cinco raias, coberta e aquecida
Divulgação Senac
28/03/2024  09h53 Senac inaugura nova unidade de educação profissional em Itabaiana
Com investimentos de R$ 17,3 milhões, nova unidade atenderá vários segmentos
Moema Costa/Agência Sergipe
28/03/2024  08h51 Funcap divulga resultado do edital da Segundona do Turista
São 120 atrações entre forrozeiros, quadrilheiros e grupos folclóricos
reprodução/Google
28/03/2024  07h19 Semana Santa: confira o funcionamento de serviços em Sergipe
Órgãos públicos e estabelecimentos comerciais terão horários diferenciados

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado