Lagarto: julgamento de pedido de liberdade de Valmir é adiado | F5 News - Sergipe Atualizado

Lagarto: julgamento de pedido de liberdade de Valmir é adiado
Recurso recebeu um voto a favor e outro contrário durante julgamento no TJSE
Cotidiano | Por F5 News 23/04/2019 15h44 - Atualizado em 23/04/2019 16h16


O pedido de liberdade do prefeito licenciado de Lagarto, Valmir Monteiro (PSC), recebeu um voto a favor e outro contrário durante o julgamento de mais um recurso realizado nesta terça-feira (23), na Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Sergipe. A audiência foi adiada para o final do mês.

A defesa de Valmir Monteiro, acusado de lavagem de dinheiro, alega que o prefeito não representa risco à sociedade ou aos desdobramentos do processo, já que ele permanece afastado da gestão do município de Lagarto. Os advogados afirmam ainda que a prisão dele "não é imprescindível". 

Porém, na ótica do juiz e relator do processo, Marcel Britto, a manutenção da prisão é necessária para que seja garantida a ordem pública e, assim, evitar possíveis riscos à instrução criminal. Por outro lado, para a juíza convocada Maria Angélica França e Souza, que representou o desembargador Edson Ulices, as circunstâncias não exigem mais a prisão do acusado.

A audiência foi suspensa depois que a desembargadora Ana Lúcia pediu vistas do processo, adiando a data do julgamento, com o objetivo de que os magistrados examinem melhor o material antes de votar. O julgamento foi remarcado para a próxima terça (30).

Afastado do cargo desde novembro do ano passado, Valmir Monteiro e outras três pessoas são acusadas pelos crimes de lavagem de dinheiro, ambiental e de sonegação fiscal, após investigações do Ministério Público que culminaram na prisão deles em fevereiro deste ano durante a operação Leak, que desarticulou um suposto esquema de desvio de recursos públicos do matadouro municipal. 

No dia 29 de março, o Superior Tribunal de Justiça concedeu habeas corpus a Igor Ribeiro Costa, genro do prefeito, também alvo da operação. Já Valmir continua detido no Presídio Militar. Também no mês passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) indeferiu um pedido de habeas corpus impetrado pela defesa do prefeito afastado.

Outras acusações

No último dia 8 deste mês, a 2ª Vara Civel de Lagarto chegou a determinar a suspensão dos direitos políticos de Valmir por cinco anos, referente a um processo que ele respondia desde 2012, por acusações de prejuízo ao erário e atentado contra os princípios da administração pública. No entanto, dias depois o mesmo juiz suspendeu temporariamente a decisão.

Ainda neste mês, Monteiro voltou a ser condenado por improbidade administrativa pela 1ª Vara Cível de Lagarto, desta vez por superfaturar e fraudar licitação para um show realizado no município em junho de 2009. 

 

Mais Notícias de Cotidiano
Arthur Soares
28/03/2024  14h26 RioMar Aracaju homenageia 10 mulheres de destaque em Sergipe
Iniciativa reforça o compromisso do shopping com a diversidade e o protagonismo feminino
Assessoria de comunicação
28/03/2024  11h26 Parque Aquático Sesc Siqueira Campos será inaugurado nesta segunda (1º)
Empreendimento conta com piscina semiolímpica com cinco raias, coberta e aquecida
Divulgação Senac
28/03/2024  09h53 Senac inaugura nova unidade de educação profissional em Itabaiana
Com investimentos de R$ 17,3 milhões, nova unidade atenderá vários segmentos
Moema Costa/Agência Sergipe
28/03/2024  08h51 Funcap divulga resultado do edital da Segundona do Turista
São 120 atrações entre forrozeiros, quadrilheiros e grupos folclóricos
reprodução/Google
28/03/2024  07h19 Semana Santa: confira o funcionamento de serviços em Sergipe
Órgãos públicos e estabelecimentos comerciais terão horários diferenciados

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado