Justiça proíbe circulação de veículos na Praia do Saco | F5 News - Sergipe Atualizado

Justiça proíbe circulação de veículos na Praia do Saco
Prefeitura de Estância e Adema são responsáveis pela fiscalização
Cotidiano | Por F5 News 22/05/2018 16h45 - Atualizado em 22/05/2018 17h18


Veículos automotores estão proibidos de circular na faixa de areia da Praia do Saco, em Estância, Sul de Sergipe. A decisão, divulgada nesta terça-feira (22), é da 7ª Vara da Justiça Federal em Sergipe e atende ao pleito do Ministério Público Federal (MPF/SE), através de uma Ação Civil Pública. A liminar também restringe o uso de equipamentos de som com alta potência (paredões) na areia da praia.

A decisão define ainda a responsabilidade de fiscalização e sinalização da região, a fim de evitar o descumprimento da ordem judicial.

São réus no processo a Prefeitura do Município de Estância e o Governo do Estado de Sergipe, através da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), que devem atuar em conjunto para fiscalizar a área.

Segundo o MPF, com o deferimento dos pedidos, cabe agora à Prefeitura de Estância a sinalização da área de tráfego e estacionamento proibidos, com placas de no mínimo dois metros de altura.

Cabe também ao executivo municipal a instalação de barreiras físicas que impeçam o acesso de veículos sem autorização à faixa de areia. A decisão também prevê a fiscalização, bem como a possível autuação, apreensão ou aplicação de multa aos descumpridores da legislação. 

A administração municipal deve ainda apresentar mensalmente o andamento de tais ações, sob pena de multa diária de R$ 1 mil, caso a determinação seja descumprida.

À Adema cabe prestar cooperação técnica na região, desenvolvendo estudos e projetos que possam aprimorar a fiscalização e o licenciamento ambiental. O órgão assume também a função de exigir o Relatório de Auditoria Ambiental dos empreendimentos licenciados pelo município na região. Além disso, a Adema deverá prestar treinamento aos técnicos do município de Estância sobre os aspectos legais e administrativos do licenciamento de empreendimentos e seus impactos locais diretos.

Por meio de nota, a Adema informou que tomou conhecimento da decisão nesta terça (22), e como tem feito com todas as determinações judiciais recebidas, irá cumprir com o que for de sua competência.

O órgão ambiental afirmou que o trabalho de monitoramento da área já vinha sendo feito rotineiramente, com análise de campo e intensas fiscalizações na região. “Todas as ações são realizadas em concordância com as ordenanças do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) que preconiza pela boa fluidez dos componentes ambientais, como também com todos os mecanismos ligados a preservação do meio ambiente”, informou a nota.

*Com informações do MPF

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Arquivo F5News
19/04/2024  20h19 Advogado e conselheiro da OAB-SE se torna réu por estupro em Aracaju
Vítima diz que caso ocorreu em 27 de janeiro, após bloco
SMTT Aracaju/Reprodução
19/04/2024  17h42 Acidentes deixam motociclistas feridos em avenidas de Aracaju
Um ocorreu na Avenida Tancredo Neves e o outro na Avenida Euclides Figueiredo
SSP/Ilustrativo
19/04/2024  17h40 Suspeito de furtar arma de fogo de policial militar é preso em Sergipe
Além da arma, o policial também teve dinheiro e cartões subtraídos
SSP/Ilustrativo
19/04/2024  17h30 Polícia recupera celular de Influencer em Sergipe após roubo em SP
Foi recuperado após ela fazer críticas à corporação em suas redes sociais
Ascom/ SES
19/04/2024  15h33 Síndromes gripais: saiba como e onde procurar atendimento em Aracaju
Centro de Atendimento e Triagem da Síndrome Gripal de Aracaju é umas das opções

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado