FPI fecha mais cinco lixões no interior de Sergipe | F5 News - Sergipe Atualizado

Meio Ambiente
FPI fecha mais cinco lixões no interior de Sergipe
Até agora, 7 lixões foram fechados pela operação no Estado
Cotidiano 11/11/2019 17h37


Mais cinco lixões foram fechados durante atuação da Fiscalização Preventiva Integrada, que é coordenada pelos Ministérios Públicos Estadual e Federal com apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, sendo quatro em Porto da Folha (lixão da sede, povoado Lagoa do Rancho, Lagoa Seca e Ilha do Ouro) e um em Monte Alegre. A interdição foi feita pela equipe Saneamento da FPI/SE nesta segunda-feira (11). Até agora, 7 lixões foram fechados pela operação. 

Conforme explica o biólogo especialista em Vigilância Sanitária e mestre em Ciências da Saúde e coordenador da equipe, Alexsandro Bueno, as áreas de descarte de Monte Alegre e de Porto da Folha foram fechadas por descarte e destinação irregular dos resíduos sólidos.

“A Fiscalização, através do órgão ambiental, já havia notificado a Prefeitura de Monte Alegre nas FPIs anteriores. Neste retorno, em sua 5ª edição da operação, foi verificado que o volume de lixo aumentou. Em todas as lixeiras constatamos a presença de resíduos de serviço de saúde, catadores, animais e muitos  insetos vetores de doenças. O risco ambiental e de saúde foi acentuado e por isso foi necessária a interdição e o encerramento desse local”, esclarece.
 
Além disso, a FPI visitou e inspecionou o lixão do Povoado Santa Rosa do Ermínio em Poço Redondo. De acordo com o coordenador da equipe Saneamento da FPI, Alexsandro Bueno, no local também foram identificados irregularidades. “Repassamos a informação para a Adema, que encerrou a lixeira desse povoado”, explica.

Lixões fechados 

Os lixões de Poço Redondo e Canindé também foram interditados no último dia 7 deste mês. Em Poço Redondo, a Prefeitura não poderá mais descartar o lixo gerado em sua cidade na área de descarte irregular fechada. “Nesse aspecto, é importante ressaltar que a política nacional de resíduos sólidos já foi instituída pela Lei n* 12.305/2010. De lá pra cá, os municípios tiveram oportunidade para elaborarem seus planos municipais de gestão integrada de resíduos e também fazer o encerramento e a remediação dos lixões existentes”, salienta Bueno.

Em Canindé, a prática de transporte irregular de lixo e de trabalhadores na região motivaram o fechamento.

Equipe Saneamento
Fazem parte da equipe Saneamento da Fiscalização Preventiva Integrada os órgãos COVISA, Adema, Sedurbs, Funasa e Polícia Militar.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da FPI/SE

Mais Notícias de Cotidiano
Moema Costa/Agência Sergipe
28/03/2024  08h51 Funcap divulga resultado do edital da Segundona do Turista
São 120 atrações entre forrozeiros, quadrilheiros e grupos folclóricos
reprodução/Google
28/03/2024  07h19 Semana Santa: confira o funcionamento de serviços em Sergipe
Órgãos públicos e estabelecimentos comerciais terão horários diferenciados
Ana Lícia Menezes/PMA
27/03/2024  20h13 PMA inaugura reforma nas avenidas Ivo do Prado, Rio Branco e Otoniel Dória
Para a obra, foram investidos mais de R$ 13,5 milhões
 SES/Ilustrativa
27/03/2024  18h30 Saúde reforça importância da prevenção contra o câncer de colo de útero
Papanicolau e a testagem molecular estão entre as principais formas de prevenção
Michael Melo/Metrópoles/Ilustrativa
27/03/2024  18h08 Aeroporto de Aracaju terá aumento na movimentação durante a Páscoa
Houve um acréscimo de 11% na oferta de assentos e de 15% no total de operações

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado